Governo e lideranças indígenas discutem administração na saúde

Representantes de sete etnias indígenas do Acre, da Amazônia e de Rondônia estão em Rio Branco para uma série de encontros com gestores do governo estadual, a fim de discutir a saúde desses povos. O governador do Estado, Tião Viana, recebeu as lideranças na tarde desta quinta-feira, 27, para tratar pontualmente da gestão do Distrito de Saúde Indígena, que atende, principalmente, as populações do Alto Purus.

Desde o ano passado, os índios da região tem exigido a troca do administrador da instituição. O governador dialogou com as lideranças locais e intercedeu junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) pela resolução do problema, cuja decisão final foi aceita por todas as partes.

Tião Viana recebeu representantes de sete etnias para discutir a saúde indígena (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana recebeu representantes de sete etnias para discutir a saúde indígena (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“O atual gestor se afastará do cargo e uma pessoa será indicada para assumir, interinamente, a gestão do Distrito, enquanto as lideranças indígenas, junto ao governo do Estado, constroem uma representatividade que contemple seus desejos ou anseios”, ressaltou.

Para o representante das tribos indígenas do Alto Purus, Sabá Manchineri, essa foi uma conquista que prepara a saúde indígena para um novo momento. “De fato, esse apoio vai melhorar o atendimento na nossa região. É um trabalho que vamos continuar dialogando entre nossos povos e o governo do estado”, ressalta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter