Governo e Incra pretendem recuperar três mil km de ramais este ano

restauracao-3mil-ramalO governador Tião Viana reuniu parte de sua equipe de governo e membros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na manhã desta terça-feira, 26, para falar do projeto de recuperação de ramais para 2016. A expectativa do governo é que com a parceria seja possível recuperar três mil quilômetros de ramais este ano.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Cristovam Moura, explica que além da recuperação, o governo fará investimentos em pontes e instalação de bueiros para manter a trafegabilidade pelo melhor tempo possível.

“Estamos captando recursos junto ao Incra e o MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário] e queremos chegar a esta meta de mais de três mil quilômetros melhorados, alcançando a população rural do nosso o estado”, conta Moura.

Tião Viana procura convênios com Incra e MDA para conseguir atender a expectativa da população (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana procura convênios com Incra e MDA para conseguir atender a expectativa da população (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Márcio Alécio, superintendente do Incra no Acre, ressalta que o Instituto já possui convênios de R$ 18 milhões com o governo do Estado com expectativa de novos para este ano. Além de participar do melhoramento, o Incra também possui 173 quilômetros de abertura de ramais para colocar em execução.

“A nossa prioridade é fomentar as cadeias produtivas, a saúde, a educação e o fluxo de pessoas nos projetos de assentamento. Temos uma demanda muito grande da população para trabalhar o melhoramento e abertura de ramais. Nosso esforço, no primeiro momento, é trabalhar na consolidação dos assentamentos já abertos que estejam inseridos nas cadeias”, disse Márcio.

O governador Tião Viana estabeleceu reuniões quinzenais para tratar dos avanços do projeto. Ele embarca esta noite para Brasília, onde deve se encontrar com a presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, para tratar do assunto. A expectativa é que a recuperação de ramais em todo o Acre comece já em maio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter