Governo e Ifac assinam termo de cooperação para oferecer qualificação profissional a estudantes da rede pública

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) recebeu na tarde desta quinta-feira, 22, a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante, e sua equipe, para assinatura do termo de cooperação técnica que assegura a oferta de cursos de qualificação profissional para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, com a participação da deputada federal Socorro Neri.

O termo de cooperação técnica assegura a oferta de cursos de qualificação profissional para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As instituições estreitaram a parceria com o intuito de assegurar o acesso dos estudantes das escolas estaduais Cláudio Augusto Ferreira, Wilson Pinheiro, Dalva de Souza das Neves, Dr. Santiago Dantas, Major João Câncio e Nova Esperança à educação profissional técnica de nível médio oferecida pelo Ifac Campus Transacreana, com previsão de início ainda em 2024.

Inicialmente, a parceria visava atender somente os estudantes das escolas estaduais localizadas na região da Transacreana, com ênfase nos cursos técnicos profissionalizantes. Contudo, há planos para expandir os cursos técnicos para o interior do estado, incluindo os municípios de difícil acesso.

A iniciativa é um passo significativo para a democratização do acesso à qualificação profissional dos estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Esta iniciativa é um marco na educação acreana, pois democratiza o acesso à formação profissional de qualidade, promove a inclusão educacional em todo o estado e prepara nossos jovens para as demandas do mercado de trabalho. Ao investir na qualificação profissional de nossos estudantes, estamos não só aumentando as chances de empregabilidade, mas também impulsionando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo a educação pública”, enfatizou o secretário de Educação Aberson Carvalho.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, expressou satisfação com a assinatura do termo: “Concretizamos um sonho de quatro anos, de ter o nosso Campus da Transacreana finalmente inaugurado, com uma grande parceria com a Secretaria de Educação, e hoje viemos aqui para ampliá-la, levando a proposta ao interior, unindo forças para levar educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva para todos os acreanos”.

As instituições estreitaram a parceria para assegurar o acesso dos estudantes à educação profissional técnica de nível médio. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As instituições envolvidas têm realizado reuniões para estruturar a proposta e definir a logística de transporte dos estudantes até o Campus Transacreana, além de planejar a introdução de novos cursos, entre outras demandas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter