Governo e gestões municipais alinham estratégias para possíveis transbordamentos dos rios acreanos

O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estadual, reuniu-se na última terça-feira, 9, por videoconferência, com coordenadores da Defesa Civil nos municípios e gestores das prefeituras para alinhar estratégias nos possíveis transbordamentos dos rios acreanos. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, destacou que esse é um momento de entender as dificuldades dos coordenadores da Defesa Civil. Ações relacionadas às cheias dos rios já têm sido realizadas em algumas cidades, como Cruzeiro do Sul, onde o trabalho integrado já chegou a 180 famílias atingidas pelas águas. 

Situação dos rios de todo o estado tem sido monitorada pelo governo. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a reunião, alguns municípios como Tarauacá, Feijó e Sena Madureira anunciaram que seus planos de contingência para possíveis alagações já estão sendo trabalhados e em caso de cheia serão operacionalizados junto com os órgãos do Estado. 

Em Rio Branco, o coordenador da Defesa Civil, major Cláudio Falcão, destacou que tem recebido todo o apoio do Estado desde o fim de semana, quando foi registrado o transbordamento de igarapés da capital. 

O Corpo de Bombeiros já deixou toda sua estrutura na capital disponível para ajudar a prefeitura caso haja uma cheia do Rio Acre. Os procedimentos e equipamentos necessários para retirar famílias das primeiras áreas atingidas já estão prontos e a prefeitura já começou a montagem de abrigos no Parque de Exposições da capital. 

Durante a reunião, o governo se prontificou a trabalhar em parceria com as prefeituras. Foto: cedida

“A pandemia fez com que realizássemos um plano de operações com todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão da Covid-19. São diversos procedimentos higiênicos para evitar o máximo de contato possível e uma possível transmissão, desde a retirada das famílias até suas instalações nos abrigos”, conta o coronel Batista. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter