Nove municípios do Acre devem receber a partir de janeiro próximo investimentos que vão promover a ampliação do sistema de abastecimento de água. Para isso, o governador Tião Viana assinou um convênio com a superintendente da Fundação Nacional de Saúde no Acre (Funasa), Renata Souza e Silva, da ordem de R$ 26.253.731,42, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II.
“Este convênio faz parte de uma prioridade do governo federal e é assinado com todos os governos de Estado. A finalidade é realizar obras de saneamento de água e esgoto com maior rapidez. São projetos que se tornam prioridade. Hoje estão sendo assinados nove convênios com o governo por meio do Depasa [Departamento de Pavimentação e Saneamento] que abrangem o sistema de água”, detalhou Renata.
O vice-governador César Messias, o diretor do Depasa Rio Branco Felismar Mesquita, a subchefe da Casa Civil Nazaré Lambert e o deputado Astério Moreira também participaram da reunião de assinatura do convênio.
O diretor-presidente do Depasa, Gildo César, informou que serão beneficiados com os investimentos em captação, adução, tratamento e reservação os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro (Vila Campinas), Porto Acre (Vila do Incra e Vila do V) e Santa Rosa do Purus.
“Esse é um trabalho voltado principalmente para o saneamento rural. Atende um grande anseio do governo e da Funasa, que é voltar com as ações às comunidades mais isoladas. Esse convênio é de uma importância significativa”, afirmou Gildo César.
Um ganho para a população e para a saúde pública
O governador Tião Viana ressaltou ainda que o investimento permitirá a aproximação da meta de atingir 90% do Acre com ações voltadas à estruturação de saneamento básico.
“Saneamento básico é qualidade de vida, é redução de mortalidade infantil, redução de internação hospitalar, redução de doenças. Não tenho dúvidas de que o Acre, este ano, já alcança o ranking entre os Estados com menores índices de mortalidade infantil”, observou o governador.
Tião frisou ainda que, com esse trabalho, o governo do Estado deverá avançar mais e chegará a nove municípios com oferta de água com qualidade para a população.
“Ano que vem vai ser um ano de superação das barreiras para o acesso à água em Rio Branco e em muitas cidades do Estado”, concluiu o governador.