Governo e Crea discutem desafios da engenharia no Acre

Tião Viana reforçou que as entidades de engenharia devem lutar pela discussão do preço de obras no país (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana reforçou que as entidades de engenharia devem lutar pela discussão do preço das obras no país (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta terça-feira, 2, membros do Conselho Regional de Engenharia  e Agronomia do Acre (Crea-AC), na Casa Civil. A visita ocorreu durante o encontro regional do Crea em Rio Branco, que reuniu por dois dias representantes de todos Estados do Norte para discutirem os desafios da engenharia no Acre.

Aproveitando o encontro, o governador falou de alguns dos principais projetos do Acre, como o Complexo de Piscicultura e o frigorífico de suínos, além da valorização do bambu como opção na engenharia. “Sem engenharia não há futuro. Mas nós precisamos discutir os preços de obras deste país. O cimento, a brita, todos os materiais no Acre têm preços muito mais altos que nas outras regiões”, ressaltou Tião Viana.

Durante o encontro, também se falou da expectativa em torno do projeto da ferrovia transoceânica do Brasil em parceria com a China. No projeto da obra, que vai do Rio de Janeiro até o Pacífico, pelo Peru, ainda não está definido o trajeto do trecho que inclui o Acre, mas o governador Tião Viana crê que os chineses deverão apostar na extensão da ferrovia até Cruzeiro do Sul, para se ligar ao Peru pela cidade de Pucallpa, trazendo grande desenvolvimento para o estado.

A presidente do Crea-AC, a engenheira agrônoma Carminda Pinheiro, revelou: “Os encontros regionais discutem a realidade de cada Estado onde eles são realizados. Aqui nosso principal tema foi como a engenharia pode colaborar para superar a alagação, e estamos abertos a discutir isso junto com o governo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter