O governador Tião Viana recebeu nesta quinta-feira, 5, membros da Cooperativa de Mecanizadores dos Produtores Rurais da Transacreana (Coopermati), que trouxeram a ideia de uma parceria público-privada para beneficiar as famílias da região.
Os produtores solicitaram ao governo máquinas agrícolas que estejam paradas devido a problemas técnicos. Eles oferecem toda a manutenção necessária e em troca poderão usar os equipamentos para ações de pastagem e piscicultura, além de abertura de manutenção de ramais durante o inverno amazônico.
Serão beneficiadas cerca de 100 famílias, presentes em dois assentamentos ao longo da estrada Transacreana. Os membros da cooperativa informaram que, para desempenhar todas as atividades planejadas durante o inverno, seriam necessários três tratores, uma pá-carregadeira e uma caçamba.
O governador Tião Viana se entusiasmou com a ideia e já procura o maquinário que esteja parado na Secretaria de Produção Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e no Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), aproveitando o fato de ele que será menos utilizado no inverno.
Edilson de Araújo, representante da cooperativa, saiu bastante satisfeito do encontro, colocando já a meta de 50 hectares de tanques de piscicultura na região. “É um projeto vantajoso tanto para o governo quanto para nós, produtores. Uma forma de fazer as coisas fluírem melhor nesses tempos de crise”, conta.