Governo retoma obras da UPA de Cruzeiro do Sul

 

Secretário diz que UPA vai desafogar o Hospital do Juruá (Foto: Onofre Brito)
Secretário diz que UPA vai desafogar o Hospital do Juruá (Foto: Onofre Brito)

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul foram retomadas pelo governo do Estado. A unidade está sendo construída nas imediações do Porto do Buraco, em área de bairros carentes, como Várzea, Telégrafo, Remanso, Cobal e Miritizal. Situada estrategicamente próxima ao Rio Juruá, a UPA facilitará o atendimento à população ribeirinha.

A maioria dos problemas de saúde poderá ser resolvida ali. A unidade irá desafogar o atendimento no Hospital do Juruá, segundo o secretário de Saúde, Armando Melo: “A UPA vai mudar a cara da assistência à saúde no Vale do Juruá. Os casos menos graves de urgência e emergência serão resolvidos ali e os mais graves encaminhados ao hospital”.

A UPA é de nível dois e terá pronto atendimento de urgência e emergência (Foto: Onofre Brito)
A UPA é de nível dois e terá pronto atendimento de urgência e emergência (Foto: Onofre Brito)

A área construída será superior a 2.200 m2 e o investimento é de mais R$ 3,5 milhões. Classificada como de nível 2, a UPA terá 19 leitos, sendo seis masculinos, seis femininos, cinco infantis e dois individuais (isolamento). Além do pronto atendimento de urgência e emergência, ainda haverá os setores de diagnósticos, terapêutica e administração, além do apoio técnico e logístico, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde.

A previsão do secretário Melo é de que a unidade esteja funcionando em agosto de 2016. Para o quadro de pessoal, deverão ser aproveitadas as pessoas que passaram no recente concurso da Secretaria da Saúde, que terá sua validade prorrogada por mais dois anos.

Empresa abandonou

Sobre o atraso na construção da obra, o secretário explicou que a firma vencedora da licitação realizou 11% da obra e a abandonou. O governo teve que fazer novo procedimento: chamou a segunda colocada, que não aceitou, chamou a terceira colocada, que depois de também recusar voltou atrás e resolveu aceitar. Isso tudo demandou tempo, mas hoje todos os trâmites foram cumpridos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter