Governo é avaliado pelo Banco Mundial para garantia de crédito

Reunião dos gestores da Seplan e SGA com representantes do Banco Mundial (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Reunião dos gestores da Seplan e SGA com representantes do Banco Mundial (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Representantes do Banco Mundial, também conhecido como Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), estão em Rio Branco desde o dia 23 deste mês, em reunião com gestores da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), para avaliar e renovar os projetos financiados.

A implantação do sistema de Gestão de Recursos Públicos (GRP) foi realizada em março do ano anterior, uma etapa importante para a gestão do projeto.

De acordo com Danilo Carvalho, consultor do Banco Mundial e especialista em licitações, a ferramenta garante uma gestão com mais transparência nos processos de compras. O principal projeto financiado é o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (ProAcre), com o empréstimo de 150 milhões de dólares, que já beneficiou mais de 700 mil pessoas até o fim de 2014. O encontro realizado para monitorar as ações do projeto é denominado “Missão do Banco Mundial para Apoio à Implementação do Empréstimo”. A missão segue até sexta-feira, 27, com a resposta sobre a avaliação.

As obras de infraestrutura financiadas pelo banco são essenciais para o desenvolvimento do Estado, que estruturou também uma estratégia de crescimento baseada no uso sustentável de seus recursos e no conceito de Florestania. Assim, o ProAcre realiza atividades que melhorem o valor de suas indústrias extrativistas, tornando a rentabilidade da floresta competitiva com relação à rentabilidade da agricultura e melhorando a educação e a saúde da população acreana.

“O ProAcre foi lançado em 2008, e desde então tem levado serviços básicos de saúde, educação e fomento à produção nas áreas rurais, como a aquisição de equipamentos. Na zona urbana temos projetos na área de neonatal, casas de apoio a parteiras e outros”, destacou o coordenador do ProAcre, Aloisio Detomini.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter