Governo e Agência de Águas se unem para melhorar alertas de inundação e seca

A partir de agora, alertas de enchentes ou de secas severas serão emitidos com mais rapidez pelo Governo do Estado do Acre. Um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, (Sema) e a Agência Nacional de Águas, (Ana), vai permitir ganhos significativos na previsão desses eventos críticos.

Vista aérea do rio Acre, na manhã desta terça-feira, 15, com o nível das águas subindo; Agência Nacional de Águas vai auxiliar o Governo no monitoramento dos rios (Foto: Pedro Devani/Secom)

O acordo foi publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 10, e vale até 2024, podendo ser prorrogado até 2029. A parceria melhora a capacidade do Governo do Estado de emitir alertas nos casos de inundações repentinas ou o contrário, de secas graves. O objetivo é reduzir e prevenir os impactos desses eventos sobre a população.

Mas as ações previstas pelo acordo vão muito além. Entre elas, está a possibilidade de instalação de equipamentos automáticos de coleta de dados que possibilitem a transmissão, em tempo real, de informações meteorológicas, e a capacitação de servidores da Sema com treinamentos para trabalhar nas redes que vão monitorar o clima.

Além da Agência Nacional de Águas e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, participam da cooperação órgãos como o Instituo de Meio Ambiente do Acre, a Fundação de Tecnologia do Acre e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. (Com informações da Agência Nacional de Águas)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter