Governo do Estado, WWF e UICN assinam termo de cooperação técnica em prol do meio ambiente

Ação faz parte da Semana em alusão ao Dia da Amazônia, e serve para renovar parceria já existente, inclusive, com novas ações

dia_da_amazonia_040908_5.jpg

Parceira entre órgãos, instituições e comunidade são responsáveis por muitas conquistas na área ambiental (Foto: Angela Peres / Secom)

Com o objetivo de reafirmar os compromissos assumidos e firmar novas parcerias, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), Secretaria de Floresta e Procuradoria Geral do Estado, prefeitura de Rio Branco, WWF-Brasil e União Internacional para Conservação da Natureza reuniram seus representantes da manhã desta quinta-feira, 4, para realizar uma solenidade em alusão ao Dia da Amazônia.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, o encontro representa um momento para reafirmar os compromissos assumidos pelas instituições parceiras, e também pactuar novas ações no sentido de promover o desenvolvimento sustentável do Estado, e assim contribuir para a conservação da Amazônia. O secretário destaca ainda que o tema escolhido para este ano reflete a política de Estado adotada nos últimos anos, através da qual o futuro está sendo construído com ações que têm resultado na melhoria dos índices. “Hoje, nós temos política voltada para a gestão territorial. Nossa meta é manter as florestas e garantir o uso sustentável das áreas já alteradas”.

Durante o evento foram lançados a cartilha “Turminha do Zeas conta: as histórias do nosso lugar”, o Mapa do Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas, Projeto dos Pluviômetros de Garrafas e a Coletânea: Legislação Ambiental do Estado do Acre. Além disso, a prefeitura de Rio Branco anunciou o início das obras da segunda fase da reforma e ampliação do Parque Chico Mendes.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Arthur Leite, informou que fazem parte desta segunda etapa a construção de novos ambientes para abrigar serpentes, macacos e pacas de rabo, e também todo o serviço de cercamento e fachadas, além das obras de reforma e ampliação da praça de alimentação. “Cada vez mais o Parque Chico Mendes está se tornando em um ambiente para a educação ambiental e o lazer”, disse ele.

Conquistas na área ambiental

O secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, salientou durante a solenidade em alusão ao Dia da Amazônia, que o Acre, tem vários motivos para comemorar a data. Dentre os quais ele destaca o fato do Zoneamento-Ecológico-Econômico acreano ter sido o segundo aprovado entre os documentos apresentados na Amazônia, e também a redução sistemática (nos últimos quatro anos) dos índices de desmatamento no Estado e a ampliação das práticas sustentáveis no campo. “Estamos fortalecendo as cadeias produtivas do Estado. Prova disso, é que agora, a cadeia da borracha vai desde a coleta por seringueiros até Fábrica de Preservativos”.

O ZEE do Acre não prevê a expansão de novas áreas de expansão, e sim a consolidação das áreas já existentes. “Com isso, estamos diariamente contribuindo para o uso sustentável da Amazônia”, disse Eufran.

Outro dado apontado pelo secretário refere-se aos dados coletados em relação aos focos de calor, foi registrada uma queda de 50% em comparação ao ano passado.

 

{xtypo_rounded2}

Saiba mais

 

dia_da_amazonia_040908.jpgCartilha “Turminha do Zeas conta: as histórias do nosso lugar”

Lançado nesta quinta-feira, pela prefeitura de Rio Branco, a cartilha fala de uma forma didática e prática a respeito do Zoneamento Econômico Social e Cultural de Rio Branco. Um instrumento que permite a disposição das regras de investimentos, crescimento a partir do plano diretor da capital.

Coletânea: Legislação Ambiental do Estado do Acre

Elaborada pela Procuradoria Geral do Estado, a cartilha tem a proposta de permitir aos administradores públicos, empreendedores, técnicos e à população em geral o acesso às normas estaduais e municipais referentes ao meio ambiente. De acordo com a procuradora-geral Nazareth Lambert o Estado vem desenvolvendo uma política voltada à valorização da floresta e das pessoas que nela habitam, no sentido de garantir a utilização racional dos recursos naturais. E para atender as necessidades, foram editados vários instrumentos normativos que objetivam assegurar e disciplinar o uso destes recursos.

Termo de cooperação técnica

Firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente do Acre, Secretaria de Floresta, União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e WWW-F Brasil, a parceria tem o objetivo de integrar ações e esforços para implementação de programas, projetos e estudos relacionados à Gestão Ambiental do Território Acreano, com foco na implementação do ZEE, a resolução do Passivo e a valorização do ativo ambiental florestal.

{/xtypo_rounded2}

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter