Cresce o número de produtores interessados na criação de peixes no município
A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap) realizou neste fim de semana um curso básico de piscicultura para 52 produtores rurais de Mâncio Lima. O curso foi uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município. Segundo o presidente do sindicato, Francisco Ribeiro da Silva, o pedido deve-se à necessidade de capacitação de produtores em piscicultura tendo em vista que muita gente do município pretende aderir à atividade, que tem cada vez mais apoio do governo do Estado.
Em Mâncio Lima já havia uma cooperativa, além de algumas associações, mas, com os fortes investimentos do governo, mais pessoas foram se interessando, o que resultou na criação de uma grande cooperativa, a Cooperpeixe Juruá. O STR de Mâncio Lima ficou responsável – em acordo feito entre as associações e a cooperativa – pela capacitação dos interessados. No mês de março, a pedido do STR, aconteceu o primeiro curso, beneficiando 25 produtores do ramal Pentecostes. Em abril veio o segundo, com 52 produtores. Segundo o presidente do sindicato, até o fim do ano o STR ainda vai solicitar mais dois cursos.
Segundo o agrônomo da Seap Genilson Rodrigues Maia, é necessária a capacitação para quem deseja ingressar na cooperativa e na atividade. O curso oferecido é básico, mas existe o planejamento de ser oferecido um curso de piscicultura avançada. No curso básico os produtores aprendem o manejo básico da piscicultura, escolha do local, planejamento da produção, qualidade da água, nutrição e manejo alimentar. O curso teve o apoio da prefeitura do município.
O gerente da Fazenda Esperança – instituição que se dedica à recuperação de dependentes químicos -, Fábio Pereira Gomes, também fez o curso e gostou. Com o apoio do governo do Estado, a fazenda já conta com dois tanques, onde cria pirapitinga. “Foi um curso muito produtivo. Adquiri conhecimento. O instrutor é altamente capacitado. Agora sabemos cuidar melhor dos nossos tanques e isso vai facilitar no desenvolvimento da atividade”, disse.