Governador Tião Viana assina ordem de serviço para pavimentação de ruas na capital

Programa Ruas do Povo vai contemplar 100% das ruas do Estado, a maioria em tijolo

governador_ruas_do_povo_foto_sergio_vale_1.jpg
governador_ruas_do_povo_foto_sergio_vale_17.jpg
governador_ruas_do_povo_foto_sergio_vale_20.jpg

O programa Ruas do Povo foi lançado pelo governador Tião Viana em ato em frente ao palácio Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Construir no Acre é algo que não depende apenas de recursos financeiros, matéria-prima e mão-de-obra. Depende, também, do clima, da intensidade dos períodos de chuva e de quantos meses de estiagem há por ano. Todo acreano sabe que obras de grande porte devem ser realizadas no período de estiagem, que no Acre só se inicia mesmo depois da primeira "friagem" do ano.

Coincidentemente, acontece no Acre, nesta segunda-feira, 2, a primeira queda de temperatura de 2011. É nesta data, também, que o governo do Estado iniciou a mais ousada obra de infraestrutura realizada no Acre – o programa Ruas do Povo, que prevê a pavimentação de 100% das ruas do Estado, a maioria em tijolo.

O programa foi lançado pelo governador Tião Viana em ato em frente ao palácio Rio Branco. Viana assinou as ordens de serviço para a conclusão de 25 quilômetros de ruas, que fazem parte de um programa iniciado em parceria com a prefeitura de Rio Branco no ano passado, e a ordem de serviço para a pavimentação de 110 quilômetros de ruas na capital ainda neste ano. O restante das ruas de todo o Estado deve ser pavimentada ao longo dos próximos quatro anos.

As obras devem ser realizadas pelo recém-criado Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), em parceria com a prefeitura de Rio Branco, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), demais secretarias de Estado e prefeitura.

De acordo com o presidente do Depasa, Gildo César, 303 quilômetros de vias em Rio Branco necessitam de pavimentação. Com as ordens de serviço autorizadas nesta segunda-feira, já será atendida quase a metade de toda a demanda da capital. “Nós temos ainda outros três programas a serem assinados visando a pavimentação de ruas na capital. Com eles, eu tenho a certeza de que toda a demanda da capital vai ser atendida em muito em breve”, disse o presidente.

O governador do Estado, Tião Viana afirmou que esse é o mais ousado projeto de urbanização da história do Acre. “A nossa meta é atender toda a população do Acre, pois, ao mesmo tempo em que estamos fazendo isso em Rio Branco, existem equipes já fazendo a topografia e o trabalho preparatório da licitação para os demais municípios do Acre”, afirmou o governador. Segundo Viana, esse programa vai gerar muitas oportunidades de emprego e de renda para os trabalhadores humildes e melhorar a qualidade de vida nos bairros mais carentes do Acre.

governador_ruas_do_povo_foto_sergio_vale_48.jpg

O governador do Estado, Tião Viana afirmou que esse é o mais ousado projeto de urbanização da história do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O prefeito Raimundo Angelim também falou da importância desse programa para Rio Branco. Ele lembrou que a prefeitura da capital é importante parceira do governo do Estado na sua realização. “A gente está aproveitando o verão e hoje começa definitivamente o nosso verão, com o início da ‘friagem’”, comentou o prefeito.

Angelim conta ainda que é preciso um trabalho muito intenso, porque existem muitas dificuldades para se trabalhar em Rio Branco. “Às vezes demora para afastar uma cerca, desapropriar uma casa para ampliar uma rua e tantos outros obstáculos que podem surgir. Mas o certo é que o trabalho começa hoje e deve continuar até que todas as ruas da cidade estejam pavimentadas”, garantiu.

O presidente da Federação das Indústrias, João Francisco Salomão, disse que esse programa é "importantíssimo" para as empresas do Estado, pois as obras do programa demandam uma grande quantidade da matéria-prima que é produzida no Estado. Salomão também falou dos impactos sociais positivos da obra que surgem a partir da geração de empregos. “Essa mão-de-obra utilizada na pavimentação de vias não precisa, necessariamente, ser qualificada. Então, essa é a oportunidade que pessoas de baixa renda e com pouca ou nenhuma qualificação têm de conseguir um emprego. Outro ponto positivo é  a participação de pequenas empresas nesse processo”, contou.

O presidente do Deracre, Marcus Alexandre, disse que nesse primeiro momento 82 ruas da capital já serão beneficiadas com obras de pavimentação que estão sendo retomadas e muitas outras também terão os mesmos benefícios a partir das obras que serão iniciadas com a ordem de serviço assinada pelo governador Tião Viana nesta segunda-feira.

“Nós vamos cuidar, de início, dessas primeiras ruas numa grande parceria que já vem sendo realizada com a prefeitura de Rio Branco e, logo em seguida, passamos a realizar obras em outras tantas ruas. Devemos aproveitar ao máximo os períodos de estiagem para garantir a pavimentação de todas as vias do Estado”, afirmou Alexandre.


Galeria de imagens