Governo do Estado participa de seminário sobre mobilidade urbana

Representando o governo do Estado, corregedor do Detran, Fábio Ferreira, apresenta palestra durante seminário sobre mobilidade urbana (Foto: Igor Martins)

Representando o governo do Estado, corregedor do Detran, Fábio Ferreira, apresenta palestra durante seminário sobre mobilidade urbana (Foto: Igor Martins)

Uma palestra sobre a mobilidade urbana e municipalização do trânsito foi realizada na tarde desta sexta-feira, 04, no auditório da Federação do Comércio, ministrada pelo corregedor do Detran, Fábio Ferreira. A apresentação marca a participação do governo do Estado durante o I Seminário de Mobilidade Urbana, realizado pelo Ministério Público Estadual, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea) e o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU).

O corregedor do Detran ressaltou que o comprometimento das gestões municipais é primordial para se garantir a mobilidade no trânsito dentro das cidades acreanas. “É preciso que as prefeituras também entendam a importância do seu papel para a fluidez do trânsito, afinal ninguém melhor que elas próprias para saber a realidade que vivenciam. Devem concentrar as ações em pontos focais para garantir um melhor tratamento às problemas existentes”, declara.

Ferreira salienta ainda que, em Rio Branco, a frota já supera os 200 mil veículos e a malha viária não acompanhou um crescimento tão repentino de carros e motos, mesmo com tantos investimentos em obras públicas. “Há  algum tempo, não tínhamos a terceira e a quarta ponte e outros acessos pontuais, como a Avenida Amadeo Barbosa, por exemplo, que contribuíram muito para a mobilidade e acessibilidade no trânsito. Mas ainda assim, hoje, não suficientes para uma frota que aumentou pouco mais de 50% nos últimos cinco anos e aumenta cerca em cerca de dois mil veículos a cada mês”, frisa.

Dentre os principais objetivos, o I Seminário de Mobilidade Urbana visa reunir membros do poder público, além de profissionais, estudantes e sociedade em geral em torno da discussão para o cumprimento da nova lei de mobilidade urbana e políticas públicas que concernem o assunto. Pela parte da manhã, foi realizada a abertura do evento, com a participação da procuradora-geral do MPAC, em exercício, Kátia Rejane, da diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, representando o governo do Estado, além do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter