Governo do Estado lança programa de formação musical

Escola Acreana de Música vai abrir inscrições para 15 cursos gratuitos, entre populares e eruditos

dsc_0132.jpg

Escola de Música lança programa para formação musical (Foto: Val Fernandes/Fem)

Promover ações artístico-culturais como estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo, procurando despertar e aprimorar habilidades, além de revelar talentos. Esse é um dos objetivos do programa de formação musical da Escola Acreana de Música.
 
O programa envolve 15 cursos gratuitos, entre populares e eruditos, com inscrições abertas no período de 17 a 25 deste mês, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, na Escola Acreana de Música.  Após essa etapa, os inscritos passarão por um processo seletivo que acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro.

As aulas estão previstas para começar no início de março. Serão aceitas inscrições de crianças a partir dos cinco anos, acompanhadas dos pais. Na abertura das inscrições, durante todo o dia 17, vão acontecer atividades musicais com o objetivo de interagir com o público e fazer com que os presentes já se sintam familiarizados com o processo.

“Essa atividade é uma espécie de chamamento e sensibilização para que a pessoas se sintam à vontade já no ato da inscrição. O importante é que a comunidade interaja de forma natural e, quem sabe, com isso estaremos facilitando sua escolha para o curso com que realmente se identifica. A ideia é envolver toda a comunidade do Tucumã e dos bairros do entorno”, explica Dircinei Francisco Lima de Souza, diretor-presidente da Fundação Elias Mansour.

Teoria e prática

Os cursos serão ministrados por doze professores, divididos entre teoria e prática, e têm duração de dois anos. Vão trabalhar o conteúdo da prática instrumental e da metodologia, que envolverá a teoria musical: percepção, solfejo, história da música e técnica vocal. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos três períodos, e cada aluno frequentará dois dias na semana, sendo um para o conteúdo teórico e o outro dirigido à prática.

Sobre o teste de seleção, o coordenador da escola, maestro Cunha, explica que será aplicada uma metodologia simples, em que o candidato não precisará ter o domínio sobre as técnicas musicais.
“Vamos fazer um teste perceptivo ocasião em que trabalharemos a coordenação motora, afinação, a memória rítmica e a melódica. É nesse momento que acabamos descobrindo vários talentos. Queremos alcançar uma meta de 400 alunos”, diz.

Big Band: projeto de extensão de música na comunidade 

raissa.jpg

Raissa Lima: "Minha mãe não teria como me matricular numa aula de canto particular, e a Escola de Música é bem perto de casa" (Foto: Val Fernandes/FEM)

Uma das metas do programa de formação, segundo o maestro, é a criação da Big Band, uma junção dos alunos dos cursos de formação erudita e popular. Outra ação direcionada principalmente aos jovens é o desenvolvimento do projeto de extensão de música com apresentações em escolas, praças e outros espaços da comunidade. Espaço localizado no Tucumã, a Escola Acreana de Música, antigo Centro Cultural Tucumã, já é conhecida pela comunidade local e dos bairros do entorno. Raissa Lima Leite, 11, é uma das frequentadoras desde quando o espaço era o Centro Cultural Tucumã. Ela participava do projeto Quarta Literária. Ansiosa pelo início das inscrições, diz já ter escolhido o curso de sua preferência.

“Eu amo cantar, por isso vou me inscrever no curso de canto. Antes eu já vinha aqui direto. Moro na rua ao lado. Agora, então, nem se fala. Minha mãe não teria como me matricular numa aula de canto particular e a Escola de Música é bem perto de casa. Ela não deixaria que eu fosse longe. Adoro esse lugar, estou muito feliz”, afirma  garota.

Wallace Siqueira, 17, morador do bairro Santa Inês, no Segundo Distrito, foi conhecer o espaço já sabendo que em breve serão abertas as inscrições. Falou de seu sonho em aprender bateria ("Quem sabe mais tarde não serei um grande músico”) e revela que sua inspiração é baseada na trajetória de artistas da terra. “Música no Acre é tudo. Admiro o Jorge Anzol, do Los Porongas. Acho importante esse momento no Acre. Precisamos dessa escola e de outras iniciativas. Vou fazer de tudo para passar no teste de seleção. Tenho certeza de que essa iniciativa do Governo vai revelar muitos talentos, e eu posso ser um deles.”

{xtypo_rounded2}
Serviço


Escola Acreana de Música – Avenida Central, 581 – Setor “N” – antigo Centro Cultural Tucumã – Inscrições Gratuitas entre os dia 17 e 25 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Escola Acreana de Música

Cursos


Populares

  • Flauta Doce (dos 7-10 anos de idade)
  • Bateria
  • Guitarra
  • Saxofone
  • Contrabaixo Elétrico
  • Violão Popular
  • Teclado

Eruditos

  • Flauta Transversal
  • Violino
  • Viola Erudita
  • Violoncelo
  • Contrabaixo Acústico
  • Violão Clássico
  • Piano
  • Canto

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter