Governo do Estado lança Fórum Social Acreano

Toda sociedade está convidada a participar do evento para discutir os rumos da sociedade e as ações que esperam do Governo. O fórum acontece de 6 a 10 de julho

forum_social_acreano_foto_angela_peres_3.jpg

Lançamento do I Fórum Social Acreano contou com a presença de gestores e representantes sociais (Foto: Angela Peres/Secom)

Por definição, fórum é um lugar para discutir os rumos da sociedade, da cidade. Um espaço para que a população participe da construção das políticas públicas e das ações de governo de forma direta, uma iniciativa que se encaixa num dos quatro eixos estratégicos do Plano de Governo da atual gestão: o empoderamento da sociedade. Partindo deste conceito a secretária de Estado de Desenvolvimento para Segurança Social (SEDSS), Laura Okamura, observou que seria esta uma nomenclatura perfeita para o evento que o Governo lançou nesta quarta-feira: I Fórum Social Acreano, que acontecerá de 6 a 10 de julho.

Durante a abertura do evento não estiveram presentes ao palco somente os secretários de governo, conselheiros estaduais e o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, mas também representantes do povo: um deficiente visual representando a União dos Cegos, um estudante do Grêmio Estudantil, uma beneficiária do Bolsa Família, uma participante do Centro Dia para Idosos e outra do projeto Mulheres da Paz.

O Fórum Social Acreano, destaca Okamura, é um evento que visa construir uma metodologia adequada à promoção do reconhecimento entre os diferentes olhares sobre a situação atual da sociedade acreana no que se refere à participação, controle social, saúde, educação, inclusão emancipatória, segurança social, economia solidária. As propostas que surgirem do encontro serão utilizadas para referenciar políticas públicas, representando um salto qualitativo no desenvolvimento da sociedade acreana.

“O fórum, mais que um instrumento, é um espaço para que a população possa participar diretamente na definição das políticas públicas. O objetivo é uma conversa direta com a população para que ela possa construir um aprendizado perene sobre isso. Na verdade, a violência é a incapacidade das pessoas conversarem e obterem consensos. O melhor caminho para a paz é a criação de espaços de diálogo para obtenção de consenso e é isso que vamos fazer aqui”, disse Okamura.

O prefeito Raimundo Angelim, que estava presente ao evento, ressaltou a importância do controle social. “O fórum é uma atividade de muito interessante do Governo do Estado, que vai reunir os envolvidos nas políticas públicas para que eles discutam e protagonizem estas políticas, para que possam se manifestar e, unidos, façam um debate coletivo, nos tornando capazes de levar as políticas sociais que fazem parte do Governo e da Prefeitura”, comentou.

Durante o fórum ocorrerão a VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e a VI Conferência Estadual de Assistência Social. Também estão previstos paineis temáticos sobre juventude, direitos da mulher, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência.

Antes do Fórum Social Acreano acontecem os fóruns municipais. Ao final do encontro estadual haverá a publicação da Carta do evento, indicação dos princípios e diretrizes que serão encaminhados à conferência nacional de assistência social.