Governo do Estado investe na qualidade de vida dos servidores

Objetivo é melhorar o trabalho dos funcionários do Hospital das Clínicas, além de evitar doenças e aumentar o rendimento

dsc02859.jpg
dsc09257.jpg
dsc02877.jpg

O projeto é coordenado e executado pela professora de educação física Eliana de Oliveira, que destaca a ginástica laboral como uma atividade importante para melhorar a qualidade do trabalho dos funcionários (Foto: Assessoria HC)

A Ginástica Laboral consiste no exercício de atividades de alongamento, estimulando a flexibilidade e mobilidade, fortalecendo as articulações e diminuindo as dores sentidas durante e após o expediente. O principal objetivo é melhorar a qualidade de trabalho e de vida dos funcionários que passam tanto tempo sentados quase sempre em frente ao computador, adotando, muitas vezes, posturas incorretas e hábitos não saudáveis. Desde 2006, a atividade está  sendo desenvolvida com os funcionários do Hospital das Clínicas (HC) e hoje está sendo ampliada pelo governo do Acre como parte do projeto de humanização no serviço de saúde do Estado.

Com o nome “Saúde do Trabalhador”, o projeto é coordenado e executado pela professora de educação física Eliana de Oliveira, que destaca a ginástica laboral como uma atividade importante para melhorar a qualidade do trabalho dos funcionários. “Quando o funcionário faz ginástica e exercita a musculatura, evita lesões por esforço repetitivo, previne doenças e diminui as dores ocasionadas por falta de relaxamento.”

Ainda de acordo com Eliana, a ginástica precisa ser feita em todos os setores em horário que não atrapalhe o atendimento ao público, mas que garanta o benefício aos funcionários. Para isso existe uma programação com dias e horários nos diversos setores, elaborado a partir de uma parceria com os chefes de cada área, baseada na necessidade e disponibilidade de cada setor.

“Setores como nefrologia, odontologia e geriatria só podem receber a profissional e fazer a ginástica à tarde, já os setores de Nutrição Dietética e a Enfermagem alongam-se todos os dias, pois têm uma rotina que exige mais esforço físico e precisam estar ainda mais relaxados”, completa a coordenadora.

A ginástica é amplamente aprovada pela maioria dos funcionários do hospital, que veem na atividade, além de um estímulo físico, útil para melhorar seu desempenho, uma forma de descontrair e interagir com os colegas de trabalho.

Segundo a auxiliar técnica da Gerência de Gestão de Pessoas do HC, Adriana Oliveira, além de importante para a saúde, o exercício ajuda a diminuir as tensões do dia-a-dia. “É bom porque você se descontrai, é uma forma de relaxar. Se não existisse a ginástica laboral, teríamos uma vida ainda mais sedentária.”  

“A ginástica laboral é importante também porque age diretamente no estímulo, no ânimo do funcionário para suportar o dia de trabalho. A professora Eliana nos incentiva, logo pela manhã, com uma série de exercícios, o que nos deixa mais dispostos e animados para exercermos nossas tarefas”, ressalta Zezé  Mortari, da Gerência de Ensino e Pesquisa.

dsc09232.jpg

Francisca Lopez trabalha no setor de costura do HC há mais de 19 anos e relata que, antes do projeto, sentia fortes dores nas costas, impossibilitando-a de se abaixar (Foto: Assessoria HC)

No setor de costuras, em meio a tecidos, tesouras e agulhas, as senhoras que trabalham dia e noite sofrem com as dores musculares e problemas na coluna. Desde 2006, quando o projeto foi implantado, elas se alongam e exercitam toda manhã, relaxando os músculos. Isso as ajuda a executar suas funções sem as dores que tanto as incomodava.

Francisca Lopez trabalha no setor de costura do HC há mais de 19 anos e relata que, antes do projeto, sentia fortes dores nas costas, impossibilitando-a de se abaixar. “Eu sofria com uma inflamação no músculo romboide, nas costas, de tanto cortar tecido, mas graças à ginástica e às massagens da Eliane posso trabalhar bem melhor e sem dor.”

Já no setor de enfermagem, que também tem uma rotina intensa, dividida entre as enfermarias e os leitos do hospital, os profissionais também precisam se exercitar todos os dias e, incentivados pelo projeto, eles costumam parar suas atividades por alguns minutos pra se alongarem.

A enfermeira Eliane Paula tem encurtamento de membros inferiores e precisa da ginástica diariamente para não ter maiores problemas de coluna. Ela aprova a atividade e reconhece a importância de se movimentar antes ou durante o expediente.

“Sem a ginástica laboral eu teria problemas ainda maiores na coluna e poderia até ficar sem trabalhar e andar. Essa iniciativa é um trabalho muito importante, que nos ajuda a exercer melhor nossa função e ter mais energia”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter