qualidade de vida

Governo do Estado entrega insumos para a Oficina Ortopédica e Programa Nacional de Imunização em Cruzeiro do Sul

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 1º, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), entregou insumos para a Oficina Ortopédica de Cruzeiro do Sul e para o Programa Nacional de Imunização (PNI), marcando um importante passo na melhoria da qualidade de vida dos pacientes da região.

A cerimônia foi realizada no Hospital de Dermatologia Sanitária de Cruzeiro do Sul e contou com a participação de pacientes beneficiados, servidores da Saúde e autoridades locais.

Insumos de órtese e prótese foram entregues para a oficina ortopédica de Cruzeiro do Sul. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

A história dessa conquista começou em fevereiro de 2023, quando o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, realizou a primeira visita à Oficina Ortopédica de Cruzeiro do Sul e identificou a urgente necessidade de adquirir insumos para atender os pacientes.

O senhor Cornélio Francelino dos Santos, de 71 anos, aguardava ansiosamente por uma cadeira de rodas e uma nova bota ortopédica. Morador local, ele conhece bem as dificuldades enfrentadas por aqueles que dependem desses materiais para sua locomoção e qualidade de vida.

Senhor Cornélio Francelino dos Santos, que aguardava por materiais ortopédicos. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Emocionado com a entrega dos insumos, ele expressou gratidão: “Nas duas reuniões em que eu participei, eles garantiram que vinham os materiais, e hoje estou muito feliz por poder receber e saber que meus amigos também serão beneficiados”.

A entrega dos insumos marca não apenas uma conquista pessoal para pacientes como o senhor Cornélio, mas também um avanço significativo no sistema de saúde da região.

A Sesacre iniciou imediatamente o processo de aquisição dos materiais e ajustou o fluxo de atendimento da Oficina Ortopédica, para garantir que os pacientes mais antigos na fila de espera fossem os primeiros a receber órteses e próteses.

Entrega dos insumos marca não apenas uma conquista pessoal para pacientes como o senhor Cornélio, mas também um avanço significativo no sistema de saúde da região. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Na ocasião, a governadora em exercício, Mailza, anunciou um recurso de R$ 1 milhão que será destinado para a oficina ortopédica e destacou a importância do trabalho conjunto para atender às necessidades da Saúde em todo o estado:

“Esse tem sido o compromisso do governo do Estado com a Saúde, e agradeço a todos os parceiros envolvidos neste projeto. Teremos mais investimentos na Oficina Ortopédica do Estado, sempre valorizando a saúde como base para o progresso”.

Governadora em exercício, Mailza, ao centro, falou sobre a importância da entrega dos insumos. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

O valor total dos materiais entregues para a Oficina Ortopédica e o Programa Nacional de Imunização (PNI) foi de R$ 207 mil,  sendo uma doação do Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde (Opas) e Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC).

Insumos para o Programa Nacional de Imunização (PNI), para os municípios do Juruá. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, enfatizou as ações realizadas para atender às necessidades de saúde da região e mencionou a importância da doação de kits para a conservação de vacinas, especialmente para as populações ribeirinhas e indígenas e elogiou a articulação da equipe.

Pedro Pascoal evidenciou a emoção de estar no espaço e participar da entrega dos materiais. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

“Estamos aqui para celebrar a entrega de kits para conservação de vacinas, para atender às populações ribeirinhas e indígenas. Além disso, estamos fornecendo insumos para a confecção de órteses e próteses na usina ortopédica, atendendo a uma demanda antiga da população e também estamos adquirindo cadeiras de rodas adaptadas”, evidenciou.

Secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

A cerimônia de entrega contou com a presença de representantes da Sesacre, do Ministério da Saúde (MS) e da Opas, destacando a importância da colaboração entre essas instituições para a melhoria dos serviços de saúde ortopédica na região.

Esta conquista representa um marco importante na vida dos pacientes ortopédicos de Cruzeiro do Sul, que agora terão acesso aos materiais necessários para uma melhor qualidade de vida e mobilidade.