Governo do Estado em parceria com Fiocruz e Ifac traz doutorado para o Acre

Numa iniciativa inédita, o Governo do Estado em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (da Fiocruz) e o Instituto Federal do Acre (Ifac), traz para o Acre cinco opções de doutorado. São 25 vagas que serão ofertadas exclusivamente paras os servidores e professores do Ifac através de uma Chamada Especial de Seleção. O processo seletivo ocorre no Ifac desde a última terça-feira, 29. O resultado final deve sair até sexta-feira, 1.

O processo seletivo é composto por 12 doutores, 11 da Fiocruz e Marcelo Minghelli (D), secretário de Ciência e Tecnologia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O processo seletivo é composto por 12 doutores, 11 da Fiocruz e Marcelo Minghelli (D), secretário de Ciência e Tecnologia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O processo seletivo é composto por 12 doutores, 11 da Fiocruz e Marcelo Minghelli, secretário de Ciência e Tecnologia e ex-reitor do Ifac. A Fiocruz é uma das instituições de ensino nas áreas biológicas mais respeitadas do Brasil. Segundo a diretora do Instituto Oswaldo Cruz, “Essa é uma experiência piloto, mas queremos expandir por toda a Amazônia. E cada aluno doutorando terá uma trajetória personalizada”.

São oferecidos doutorados de Ensino e Biociência em Saúde; Biologia Celular e Monecular; Biodiversidade e Saúde; Biologia Parasitaria; e Biologia Computacional em Sistemas. Vinte e oito servidores e professores do Ifac se inscreveram para a seleção. Os 25 escolhidos precisarão passar os três meses iniciais do doutorado na sede da instituição no Rio de Janeiro, mas a trajetória deles será diversificada em seguida, tentando não interferir nos trabalhos realizados no Ifac, já que suas cargas horárias no instituto acreano passarão de 40 para 20 horas de trabalho.

Para Carlos Roberto Alves, pesquisador titular da Fiocruz, “A experiência está sendo muito boa para as instituições. Temos o ganho de levar o ensino para o Acre e aproveitar o que estado tem a oferecer para os ramos”.

 Vinte e oito servidores e professores do Ifac se inscreveram para a seleção (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Vinte e oito servidores e professores do Ifac se inscreveram para a seleção (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os cursos de doutorado da Fiocruz em parceria com o Ifac surgiram a partir do encontro dos diretores do Instituto Oswaldo Cruz com os representantes do governo do Acre durante a Rio+20, no ano passado. “As discussões começaram lá em conversa com os diretores e a comissão acreana, que contou com o apoio principalmente do deputado Sibá Machado, que liberou emendas para a realização que foi organizada em tempo recorde”, ressalta o secretário Marcelo Minghelli.

O governador Tião Viana vai encerrar seu governo com o maior programa de pós-graduação da história do Estado. Além da parceria da Fiocruz com o Ifac, a Universidade Federal do Acre se prepara para iniciar mestrados e doutorados em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e a própria Fiocruz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter