“Um é pouco, dois é bom e três nunca é demais”. Ao adicionarmos o advérbio nunca no referido famoso ditado popular, encontramos a definição do que representa a realização da Semana de Música no Acre, evento que teve início na noite desta segunda-feira, 28, e segue até o dia 2 de dezembro, na cidade de Rio Branco.
O ato solene que celebra este período de fomentação cultural aconteceu no auditório da Escola de Música do Acre (Emac), no Bairro Tucumã e contou com a presença de representantes da classe artística, músicos, acadêmicos, estudantes, funcionários públicos, educadores e demais membros da sociedade civil.
As instituições anfitriãs da Semana de Música no Acre, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) foram representadas pelo coordenador-geral da Emac, maestro Afonso Portela e um dos coordenadores do curso de Música da Ufac, professor Elder Gomes.
“Iniciamos essa semana com o objetivo de homenagear os profissionais da música que tanto estudam, ensinam, criam, ensaiam, gravam e tocam seus instrumentos para ofertar ao público as melhores melodias e harmonias, além do incentivo à produção artística local e criação de plateia”, destaca Portela.
O festival possui entrada gratuita e acontece na Escola de Música do Acre, no Bloco de Artes Cênicas e Música da Ufac e no Cine Teatro Recreio. “Temos que ocupar os espaços públicos e proporcionar artes aos cidadãos acreanos. A cooperação entre as instituições de ensino musical para as atividades da Semana da Música no Acre é um passo para tal. Sigamos em frente!”, relatou Gomes.
Também prestigiaram a solenidade o representante da pró-reitoria de extensão da Ufac, professor Valmir Freitas; a secretária adjunta de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Kelly Lacerda; o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Ítalo Lopes; e o chefe do Departamento de Políticas Públicas Culturais da Fundação Elias Mansour (FEM), Jackson Viana.
Após o cerimonial, o palco do auditório da Escola de Música foi ocupado pela cantora, professora e pesquisadora Natália Corrêa, que apresentou músicas dos povos originários do Acre e seus cantos ancestrais de dentro da espiritualidade das medicinas da floresta amazônica.
“Hoje, no meu caminho, busco cantar em conexão com meu próprio ser, contando um pouco da minha história e do resultado das minhas vivências, além de expressar as emoções que caracterizam a música brasileira, especificamente os cantos Yawanawá, indígenas que habitam às margens do Rio Gregório, que fica nas proximidades do município de Tarauacá”, comenta Natália Corrêa.
Clique aqui e confira a programação completa da Semana da Música no Acre.