O governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), deu início nesta terça-feira, 19, à construção do sistema de abastecimento de água da Comunidade da Mangueira, localizada na Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul.
“A iniciativa faz parte do programa de governo Gladson Cameli para ir de encontro a sua meta de fazer os serviços de água e esgoto chegarem a cada família acreana”, explica o presidente do Saneacre, José Bestene.
De acordo com ele, a Prefeitura de Cruzeiro Sul é uma parceira da obra. “O Saneacre perfura o poço artesiano e a prefeitura investe cerca de R$50 mil na compra dos materiais necessários para interligar o poço à rede existente, abrangendo mais de mil metros de extensão”, informou.
O gerente municipal do Saneacre, Braz Pedroza, destacou a importância dessa parceria entre o governo estadual e a prefeitura para ampliar o acesso à água: “São muito importantes essas parcerias do governo do Estado com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, e quem ganha com isso é a população. Hoje, pela demanda que temos, o Saneacre já não consegue atender somente com o nosso pessoal”.
O prefeito Zequinha Lima ressaltou que o projeto visa atender mais de 100 famílias que enfrentam dificuldades de acesso à água, especialmente durante o período de verão.
“Esse é um problema antigo dos moradores aqui da Mangueira, na Boca da Alemanha, a falta d’água, pois temos um reservatório que já não mais comporta o volume de água para atender tantas casas”, observou Zequinha.
De acordo com ele, esta iniciativa conjunta vai resolver o problema imediato de abastecimento e, ao mesmo tempo, garantir uma infraestrutura duradoura para atender às necessidades das famílias locais, melhorando significativamente a qualidade de vida dos consumidores.