preservação

Governo do Estado e instituições parceiras promovem Semana da Água 2022

O governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) realizará no período de 21 a 24 de março, no auditório do Centro Universitário Uninorte, a Semana da Água 2022. Com o tema Preservar a Água é Valorizar a Vida, o evento objetiva mobilizar a sociedade acreana para celebrar a importância da água, elemento essencial para vida.

Com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Semana da Água 2022 conta com a parceria da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac), do Centro Universitário Uninorte, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), sa Defesa Civil, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e Universidade Federal do Acre (Ufac).

Com o intuito de englobar diversas atividades conectadas às questões ambientais, sociais e técnicas relacionadas aos recursos hídricos, proporcionando, assim, um ambiente de discussões, compartilhamento e contribuições da comunidade acadêmica, instituições, secretarias estaduais e municipais, associações profissionais, entre outras entidades, a programação do evento prevê a realização de palestras, mini-cursos e mesas-redondas.

Governo do Acre, por meio do Depasa, e instituições parceiras realizam Semana da Água 2022. Foto: cedida

“A participação de diversas entidades e autarquias nesse processo de discussão não visa limitar o assunto, a ideia é que a discussão seja elaborada em todos os níveis, desde a apresentação e discussão de dados por parte dos técnicos que trabalham com o abastecimento de água, à conscientização para os usuários do sistema de abastecimento no estado do Acre”, destaca o diretor-presidente do Depasa em exercício, Ítalo Lopes.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que mais de 40% da população global tem dificuldade para obter água  Neste sentido, os desafios mundiais relacionados à falta deste recurso têm como destaque a crise hídrica, crise climática, de segurança alimentar, de saúde, da biodiversidade e impactos da pandemia. “Este cenário também é sentido na esfera nacional e estadual, o que nos leva a refletir sobre a importância desse bem tão precioso que é a água e buscar novas ideias e iniciativas, a partir da participação de várias mãos e olhares. Desse modo, convidamos a comunidade de Rio Branco para participar deste evento nas dependências do Centro Universitário Uninorte, considerando a relevância da temática para a nossa sociedade”, enfatiza a chefe do Departamento de Obras do Depasa e uma das palestrantes do evento, Daniela Tamwing.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e passou a ser comemorada em 1993.

O objetivo é promover conscientização sobre a relevância da água para a  sobrevivência humana e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.