Governo do Estado e Incra abrem turma do curso Técnico Agroflorestal

Meta do Projeto é beneficiar 120 pessoas até 2010

Nesta quarta-feira, 14, às 9 horas, na Escola da Floresta (antigo Colégio Agrícola), acontecerá a Aula Inaugural da segunda turma do Curso Técnico Agroflorestal – que faz parte do Projeto de Educação Profissional para a Reforma Agrária no Acre.

Serão mais 37 educandos vindos de Projetos de Assentamento (PA) localizados nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba e Porto Acre. O processo seletivo aconteceu durante os meses de agosto e outubro e foi realizado através de encontros nas próprias comunidades. As lideranças de cada PA identificavam os candidatos, de acordo com o perfil necessário, e indicavam seus nomes. Em um novo encontro com a equipe do Instituto Dom Moacyr, Incra, Seaprof e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do local, os candidatos eram selecionados em quantidade proporcional ao número de famílias existentes na comunidade.

"O objetivo é formar profissionais que sejam da própria comunidade para que eles possam acompanhar de perto a produção familiar e contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade da comunidade", explica Quirino Henrique, Técnico do Instituto Dom Moacyr e Coordenador do Curso.

O curso segue a pedagogia da alternância, que prevê um período na escola e outro na comunidade. Os educandos realizam o diagnóstico da situação de suas comunidades e elaboram coletivamente um plano de desenvolvimento. Na primeira turma, iniciada em junho de 2008, ingressaram 30 jovens e adultos trabalhadores. A meta do Projeto é beneficiar 120 pessoas até 2010.

Dentre os parceiros na execução do Projeto estão a Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs), Secretaria de Estado de Assistência Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), prefeituras, entre outros.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter