Alunos norteamericanos visitam Secretaria de Meio Ambiente

Acadêmicos norteamericanos visitam o Acre para aprofundar conhecimentos sobre meio ambiente 

 

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Acadêmicos e professor orientador visitam Acre para conhecer política ambiental (Foto: Sema)

Treze acadêmicos e o professor orientador Nicholas Gomersall da instituição Luther College, de Decorah no estado de Iowa (EUA) tendo como guia no Acre o professor Foster Brown os alunos chegam ao Acre para aprofundar os conhecimentos sobre meio ambiente, focados na alteraçãoda cobertura vegetal e uso da terra devido ao asfaltamento das BRs 364 e 317. A equipe visitou pontos turísticos da capital acreana e as secretarias de estado relacionadas ao meio ambiente. Quinta-feira seguem para os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.

Hoje pela manhã, estiveram na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e assistiram uma palestra do assessor Willian Flores, que tratou de temas ligados à biodiversidade, desmatamento, gestão territorial e as estratégias adotadas para o desenvolvimento sustentável, como o Zoneamento Ecológico-Econômico, as zonas de atendimento prioritário e a política de valorização do ativo ambiental florestal.

A BR-364 é uma importante rodovia diagonal do Brasil, que se inicia em Limeira São Paulo e é um projeto do ex-presidente Juscelino Kubitschek que pretendia ligar Cuiabá, a Porto Velho e Rio Branco, abrindo o oeste brasileiro. Para o Acre é a mais importante ligação rodoviária, pois atravessa o estado de leste a oeste, atendendo 70% da população acreana.

A Sema e o Instituto de Terras do Acre vêm realizando estudos e levantamentos fundiários. A partir de uma proposta de ordenamento territorial que está se concretizando antes da conclusão do asfaltamento, o que reflete a preocupação e o aprendizado de experiências adquiridas por outros estados desde a década de 70, o que dá ao Acre a oportunidade de buscar opções viáveis.

Também estão em operação estudos para áreas de assentamento e criação de unidades de conservação e mapeamento, classificação, quantificação dos ecossistemas naturais e antrópicos no sudeste acreano. Aliado a isso, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) desenvolve um projeto de educação ambiental com os produtores que residem próximo a BR e há um diálogo com o Ibama, Incra e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade que integra o melhor desempenho das ações.

Os acadêmicos americanos se mostraram curiosos e interessados, o professor Foster Brown mostrou-se satisfeito com a iniciativa e a oportunidade de mostrar as ações inovadoras que o Acre vem implementando para seus conterrâneos. "É importante mostrar o trato que as ações governamentais têm, no caso da construção da BR 364 são políticas públicas específicas para mitigar os impactos da obra", afirma Willian.

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