Governo do Estado cria Fórum de Educação Profissional Científica e Tecnológica

Intenção é promover a articulação de políticas, programas e projetos, públicos ou privados

sam_0030_001.jpg
sam_0023_001.jpg

A iniciativa juntou esforços para que ações de educação profissional tenham condições de atender as necessidades de jovens e adultos (Foto: Assessoria IDM)

O Governo do Estado e instituições da sociedade civil lançarão na manhã da próxima quarta feira, 20, na Escola de Educação Profissional Campos Pereira, o Fórum Estadual da Educação Profissional Científica e Tecnológica, objetivando aproximar esforços públicos e privados no desenvolvimento da educação para o trabalho no Estado. Decisão nesse sentido foi tomada por um conjunto de instituições que se reuniram nessa sexta-feira, 15, na sede do Senac/Ac.

A intenção é  promover a articulação de políticas, programas e projetos, públicos ou privados, de educação profissional, segundo o documento de fundação ainda em elaboração ‘visando à integração de esforços e a racionalização de recursos no atendimento das demandas sociais por educação profissional. ’  

“A idéia, ao chamar as outras instituições para essa parceria, é criar um ambiente de diálogo, construção coletiva e ação coordenada, de modo que juntos possamos ampliar o investimento público e privado na educação para o trabalho no Acre. Porque entendemos que isso é condição básica para que o Estado cresça”, disse do Diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, ao final do encontro.  

Dentre as pautas que foram colocadas na reunião, está a de desenvolvimento de um trabalho de articulação e estruturação do Fórum, que também se apresenta com o objetivo de contribuir na formulação de instrumentos legais e normativos relativos ao funcionamento da Educação Profissional no Acre.  

Ainda segundo Irailton Lima, o Fórum tem como missão “além a de promover a integração das instituições que trabalham a Educação Profissional e órgãos de controle do exercício profissional, a de propor estudos e pesquisas sobre temas necessários ao desenvolvimento da Educação Profissional: como demanda, oferta, formas de aprimoramento, avaliação de políticas e programas”, esclarece.

Atender demandas da sociedade – A iniciativa juntou esforços para que ações de educação profissional tenham condições de atender as necessidades de jovens e adultos trabalhadores que visam uma oportunidade no mercado de trabalho. A reunião possibilitou a retomada de dialogo entre as instituições e o alinhamento estratégico para a construção coletiva das propostas de criação do Fórum.

Para a representante do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica (Ifac), Maria Cristina Madeira da Silva, “o Fórum será um espaço importante para que as instituições possam interagir na troca de experiências. Ao final, todos sairão ganhando, principalmente a sociedade que demanda por cursos de Educação Profissional Científica e Tecnológica”, revela.

Para Mozani Marvano de Almeida, representante do Senai, “iniciativas como essas, de criação do Fórum, são de extrema importância, por que vai oportunizar as instituições uma discussão com foco na Educação Profissional no Acre”, afirma.

Participaram da reunião, Além do Instituto Dom Moacyr, representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Senar, Ifac, Senai, Senac, Cut e Senat A intenção é promover a articulação de políticas, programas e projetos, públicos ou privados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter