Governo do Estado construiu mais de 300 km de rede de esgoto na capital

Rio Branco já está entre as capitais do norte com o melhor índice de saneamento do país (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Rio Branco já está entre as capitais do Norte com o melhor índice de saneamento do país (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Somente na gestão de Tião Viana, o governo do Acre construiu mais de 300 quilômetros de rede de esgoto na capital. A maior parte dos trabalhos foi executada pelo programa Ruas do Povo, do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), em parceria com a prefeitura de Rio Branco, que fez mais de 220 quilômetros.

Em toda a capital, dezenas de bairros passam por obras de esgotamento sanitário. São redes coletoras de esgoto e rede de recalque, estações elevatórias, reformas e ampliações nas estações de tratamento. Esses serviços, em sua maioria, não são vistos, pois ficam debaixo do solo, mas o que não se vê é sentido pelos beneficiários, que deixaram de conviver com esgoto a céu aberto e passaram a ter mais saúde e qualidade de vida.

No bairro Belo Jardim, mora o motorista de ônibus Genildo Correia. No ano passado, sua rua recebeu asfalto, redes de água e esgoto. “A gente vivia numa vida muito difícil, sem nenhum serviço de saneamento. Mas hoje a realidade é outra. Meus filhos brincam no quintal, pois é tudo sequinho, tem água na torneira. Temos outra vida”, conta.

Para o médico infectologista Eduardo Farias, serviços de esgotamento sanitário são fundamentais para a saúde das pessoas, principalmente crianças. “Essas obras são primordiais para evitar enfermidades como diarreia e verminoses, e doenças mais graves, como febre tifoide e hepatite A, transmitidas pela falta de esgotamento sanitário”, alerta o especialista.

Em toda capital, dezenas de bairros passam por obras (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Em toda a capital, dezenas de bairros passam por obras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Farias acrescenta que o governo acerta em investir nessa área. “Os estudos apontam que, para cada real investido em saneamento básico, são economizados quatro reais na saúde, pois diminui o número de internações e atendimentos”, esclarece.

Para o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, esse trabalho atende prioritariamente famílias que residem em bairros periféricos, e viviam distante desses serviços.

“Estamos levando para os mais pobres a infraestrutura de saneamento, que antes era ‘direito’ apenas de uma parte da comunidade”, diz.

Com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário concluído, os índices de saneamento básico do Acre serão mais positivos do que o último divulgado pelo Ministério das Cidades, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Segundo os dados, Rio Branco figura entre as capitais do Norte com o melhor índice de saneamento básico da região, com aproximadamente 50% de esgoto doméstico tratado e 70% de oferta de tratamento.

“Em breve a capital do Acre estará entre as que apresentam maior índice de esgotamento sanitário do país. Uma conquista que deve ser comemorada”, conclui Magalhães.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter