Governo do Estado certifica alunos Katukinas

O Governo do Acre, por meio  da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), realizou nessa segunda-feira, 23, na Escola Tamãkayã, da aldeia Katukina, a certificação de 64 alunos indígenas do ensino fundamental e 34 do ensino médio.  Em uma cerimônia com as tradições locais, os Katukinas receberam o secretário de educação Marco Brandão e sua equipe com cantos e danças típicas.

Fernando Katukina, cacique geral do povo Katukina, falou sobre a realização desse sonho e com essa conquista poder continuar os estudos para o fortalecimento do povo. “E nome da escola Tamãkauã, espero que nós possamos nos fortalecer, e que a cada dia, tenhamos mais alunos indígenas na universidade para trazer uma educação de qualidade para nossa terra”, destacou o cacique.

A cerimônia de entrega do certificados foi realizada de acordo com a tradições locais com cantos e danças típicas (Foto: Lúcia do Vale)

Para Benjamim André Katukina, Diretor da Escola Tamãkayã, essa certificação é a realização de um sonho antigo, já que a falta desse documento impedia a continuidade dos estudos dos alunos indígenas. “Sem essa certificação, se quiséssemos participar de um curso técnico, ou de um concurso municipal ou estadual não conseguíamos, por falta desse documento. Agora podemos avançar nos nossos estudos”, disse o diretor.

O aluno indígena Levino Pequeno, falou sobre as dificuldades dos alunos que, como ele, cursam o nível superior sem essa certificação.  “A falta desse certificado atrapalhou muito nossas vidas, tanto eu que curso História na Universidade Federal do Acre (UFAC), como outros de nosso povo em cursos de instituições privadas. Esse documento facilita nossas vidas e nos dá novas oportunidades”.

O coordenador da Secretaria de Estado de Educação no Vale do Juruá, Charles André, destacou a importância dessa certificação e a necessidade de ao final de cada ano esses alunos receberem seus documentos. “Desde que começou a educação indígena, tínhamos uma dívida social com eles, com relação a certificação. Hoje estamos entregando o certificado dos alunos que já passaram por essas escolas e assumimos o compromisso que a entrega desse documento será feita ao final de cada etapa” afirmou o coordenador.

Já o secretário de educação Marco Brandão, afirmou que a certificação dos alunos indígenas é um direito que precisa ser garantido. “Nós estamos cumprindo aqui uma política educacional levada pelo governo Tião Viana que tem como objetivo central a valorização de todos os povos e todas as culturas. E aqui estamos certificando 64 Katukinas do ensino fundamental e 34 do ensino médio”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter