Governo do Acre vai impulsionar qualificação profissional e empreendedorismo com protagonismo colaborativo

O governo do Acre, por meio da secretaria de Estado de Governo (Segov) e da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), vai impulsionar a qualificação profissional e o empreendedorismo, por meio do Programa Protagonismo Colaborativo. Uma reunião de trabalho e planejamento alinhou, durante a manhã desta quinta-feira, dia 30, no auditório da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, as principais ações para o alcance de políticas públicas voltadas para a população.

Encontro reuniu lideranças de base comunitária cadastradas em plataforma de comunicação com o Estado. Foto: José Caminha/Secom

Para o titular da Segov, Alysson Bestene, o projeto, executado em parceria com o terceiro setor, vai democratizar a participação comunitária nas ações de governo, além de orientar políticas públicas para sociedade. Ele defendeu uma busca ativa por cidadania.

“O governo quer aproximar ainda mais as pessoas da gestão e tornar as decisões mais participativas; além disso, essa união com as associações e organizações vai possibilitar uma busca ativa pela qualificação e o empreendedorismo, a diminuição de conflitos na busca por mais segurança, enfim, um conjunto de ações para cidadania”, disse Alysson.

Titular da Segov, Alysson Bestene, defendeu maior participação da sociedade nas políticas públicas com ações em cidadania. Foto: José Caminha/Secom

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, apresentou a plataforma digital que receberá as demandas de associações comunitárias, cooperativas e movimentos sociais, entre outras entidades, com o objetivo de fortalecer e valorizar as entidades do terceiro setor. “Criamos um canal de comunicação permanente. Vamos capacitar as lideranças cadastradas e ajudar na elaboração de planos de desenvolvimento comunitário e num ciclo de ações voltadas para qualificação e empreendedorismo”, informou.

A Rota do Emprego é uma das primeiras ações voltadas às comunidades. O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) vem sendo desenvolvido por meio do Polo Digital e dirigido a indivíduos em situação de desocupação ou “desempregados por desalento”, ou seja, aqueles que, de acordo com definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), gostariam de trabalhar, mas não procuram emprego por achar que não encontrariam.

O Polo Digital da Seict já oferece mais de 600 cursos profissionalizantes na plataforma digital, na modalidade Ensino a Distância (EaD). Em 2023, foram mais de 3.870 certificações EaD e 1.205 certificações presenciais.

Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) vem sendo desenvolvido por meio do Polo Digital da Seict e será impulsionado na parceria com o terceiro setor. Foto: José Caminha/Secom

A primeira ação do ciclo de eventos será executada em parceria com o Sistema Nacional de Empregos (Sine-AC) e conta, ainda, com apoio da Federação das Associações de Moradores do Acre (Famac) e a União das Associações Municipais de Moradores de Rio Branco (UMAMRB).

“Chega em um excelente momento essa iniciativa do governo, além de ajudar na regularização das associações, a proposta de qualificação vai ajudar a colocar muitas pessoas no mercado de trabalho”, disse Jorge Wendeson Vieira, presidente da UMAMRB.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter