Dia do Consumidor

Governo do Acre realiza premiação do Programa Rota da Qualidade

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (IPEM/AC), realizou nesta terça-feira, 15, Dia Internacional do Consumidor, a solenidade de premiação do Programa Rota da Qualidade, com a entrega dos troféus e certificados às empresas que se adequaram à legislação vigente.

Duas empresas foram escolhidas para receber a premiação e representar as demais. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O evento foi realizado no auditório do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Acre, e contou com a presença do representante do governo, Jhon Douglas da Costa,  titular da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet); da diretora-presidente do Procon no Acre, Alana Albuquerque; do presidente do Ipem/AC, Tom Sérgio de Menezes; do superintendente do Sebrae/AC, Marcos Lameira; do diretor técnico do Sebrae no Acre, Lauro Veiga; da promotora Alessandra Marques, do Ministério Público do Acre (MP/AC), dentre outras autoridades.

Para marcar a data, houve o lançamento da primeira edição da revista anual do Procon/AC, que objetiva dar publicidade e transparência às atividades desenvolvidas, implementadas e também aos avanços da instituição no ano de 2021.

Na ocasião foi assinado um termo de cooperação entre o governo do Estado, Sebrae, Procon e Ipem. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O programa Rota da Qualidade é desenvolvido no estado por meio de uma ação integrada entre o Procon e Ipem do Acre, com o objetivo de promover políticas públicas que ajudem os empresários acreanos a oferecerem melhores serviços aos seus consumidores. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação entre o governo do Estado e o Sebrae/Acre, que passará a atuar no auxílio do aperfeiçoamento e capacitação dos fornecedores de produtos e serviços.

No total, 147 empresas foram premiadas com troféus e certificados. Dentre elas, duas foram escolhidas como forma de representar as demais na realização das entregas. Foram elas: Lojas Americanas e o Auto Posto Yaco.

Diego Moreira, representando uma das empresas premiadas no evento. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Diego Moreira,  representante das Lojas Americanas, falou sobre a  importância do recebimento do prêmio.  “Estamos muito felizes. Quando colocamos qualidade, mesmo tendo o melhor produto, o melhor serviço, isso só existe se for percebido pelo consumidor, pelo cliente, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e temos que melhorar a cada dia”, afirmou.

Alana Albuquerque, diretora-presidente do Procon/AC, agradeceu ao governo do Estado e destacou a celebração da data do Dia do Consumidor, ressaltando o avanço dos direitos básicos dos consumidores.

Alana Albuquerque, diretora-presidente do Procon/AC. Foto: Marcos Vicentte/Secom

“Nós não podíamos deixar de marcar essa data com a realização de um evento expressivo. O governo do Estado vem realizando essas ações com o olhar do instituto e em parceria com outros órgãos. Estão sendo premiadas empresas que foram visitadas por esse programa, que visa essencialmente a prevenção, educação, a transparência sobre as relações de consumo e, principalmente, o exercício da cidadania”, destacou.

As duas instituições, Ipem e Procon, têm realizado o trabalhado do Programa Rota da Qualidade tanto para a capital quanto em todos os outros municípios do interior do estado, onde foram  realizadas ações benéficas para a sociedade.

Tom Sérgio de Menezes, presidente do Ipem falou sobre o primeiro ano de atuação do programa no estado.

“Estamos finalizando o primeiro ano do Rota da Qualidade, que é uma parceria firmada por meio de um decreto governamental, que instituiu o programa, junto com o Ipem e o Procon. Pela primeira vez na história do Acre, os órgãos de fiscalização, controle e defesa do consumidor chegaram nos 22 municípios. Acompanhamos a qualidade dos serviços prestados, sabemos que a cadeia final do setor produtivo é o consumidor, os órgãos vem pra garantir essa qualidade e que o consumidor receba o que está pagando”,  afirma.

Jhon Douglas, secretário da Seet, representou o governo do Estado no evento. Foto: Marcos Vicentti/ Secom

John Douglas falou sobre a realização do projeto, explicando que trata-se de um processo educacional com as empresas e que tem como único foco, o consumidor e que o mesmo também garante o crescimento das empresas.

“Hoje nós sabemos que a qualificação das empresas no atendimento ao cliente, na prestação de serviços, na apresentação de um produto é extremamente importante e esse atendimento faz com que as empresas tenham melhor acesso, maior retorno financeiro e o governo, objetivando isso, está fazendo essa premiação. Que consigamos alavancar também novas entidades, novas empresas”, declarou.

Para o diretor técnico do Sebrae no Acre, Lauro Veiga, a premiação e o  reconhecimento do governo junto às empresas que são pequenos negócios é de suma importância.

“São 147 empresas que cumpriram todos os requisitos dos critérios da qualidade no atendimento ao Código de Defesa do Consumidor. O Sebrae faz parte desse processo,  ao preparar as empresas para cumprirem esses requisitos e, com isso, elas têm um destaque no mercado”, afirmou.