reconhecimento

Governo do Acre promove 279 policiais e bombeiros militares

A valorização dos servidores públicos acreanos tem sido uma marca do governo do Estado. Nesta segunda-feira, 24, foi a vez de 197 policiais militares e 82 bombeiros militares serem promovidos a novos postos e desafiados a assumirem outras responsabilidades na carreira profissional. Uma grande cerimônia, realizada em frente ao Quartel do Comando-Geral da PM, em Rio Branco, celebrou a formatura, que contou com a presença do governador Gladson Cameli.

Nesta segunda-feira, 24, o governo do Acre realizou a promoção de 279 policiais e bombeiros militares. Foto: Diego Gurgel/Secom

O chefe do Poder Executivo exaltou a bravura destes profissionais que atuam na linha de frente da Segurança Pública. Seja no Servir e Proteger ou Vida Alheias e Riquezas a Salvar, lemas utilizados pelas duas instituições, Gladson lembrou dos relevantes serviços que os militares prestam à população, diuturnamente, nos 22 municípios.

“Um bom exemplo disso foi o importante trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros na cheia do Rio Acre. Excelente trabalho também da Polícia Militar, no mesmo período, garantindo a segurança dos desabrigados e de suas comunidades”, observou.

Governador Gladson Cameli destacou empenho e a bravura dos militares acreanos. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Uma promoção é resultado de muitos anos de bons serviços prestados à sociedade. É sempre uma alegria participar das solenidades de promoção, por seu significado nas carreiras e, principalmente, nas famílias dos promovidos”, completou o governante.

A vice-governadora Mailza; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Danilo Lovisaro; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre, Eva Evangelista; o deputado federal Ulysses Araújo; e os deputados estaduais Arlenilson Cunha, Gene Diniz e Pedro Longo; entre outras autoridades; também prestigiaram a solenidade.

Recente decreto do Estado que reduziu prazo de promoções beneficiou militares

Na PM, as progressões contemplaram 108 oficiais e 89 praças. Já no Corpo de Bombeiros, foram beneficiados 51 oficiais e 31 praças. As graduações vão desde terceiro sargento até o posto de coronel e levam em consideração os critérios de antiguidade e merecimento.

Recente decreto publicado pelo governo do Estado que reduziu prazo de promoções beneficiou militares. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em sua fala, o coronel Luciano Dias, comandante-geral da Polícia Militar, destacou o recente decreto publicado pelo governo do Acre, que reduziu o prazo legal de promoções administrativas e operacionais, conhecido tecnicamente como interstício, para praças e oficiais de ambas as corporações.

“Este decreto do governo possibilitou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros a preencherem parte das vagas que estavam abertas. Eram postos que precisávamos ocupar para que haja a devida distribuição de tarefas dentro da hierarquia prevista nas instituições”, argumentou.

Atual gestão vem demonstrando compromisso e valorização dos servidores da Segurança Pública. Foto: Diego Gurgel/Secom

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, destacou o empenho do Estado em honrar as promoções dos servidores das forças policiais dentro dos prazos estabelecidos por lei.

“A atual gestão, desde o primeiro momento, vem cumprindo com todos os seus compromissos referentes as promoções e datas dos cursos de formação”, ressaltou.

Militares comemoram ascensão na carreira

Após 16 anos no Corpo de Bombeiros, Marcelo Monteiro Dias alcançou o oficialato. O agora 1° tenente define o momento como um dos mais importantes da carreira militar. “Sinto muito orgulho de fazer parte desta instituição e seguirei cumprindo as missões que nos serão dadas de agora em diante com ainda mais responsabilidade”, enfatizou.

Policial militar Francineide Moura foi promovida ao posto de de subtenente durante a cerimônia. Foto: Diego Gurgel/Secom

A policial militar Francineide Moura está entre as mulheres promovidas à função de subtenente. “Há 13 anos esperava por essa oportunidade e estou muito emocionada, principalmente porque quase cheguei a ir para a reserva, então, está sendo uma superação pessoal”, revelou.