Fundhacre promove 1ª Semana de Segurança do Paciente para equipe multidisciplinar

Teve início na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) a 1ª Semana de Segurança do Paciente realizada nesta segunda-feira, 24, para a equipe multidisciplinar que compõe a assistência do hospital.

As atividades ocorrem por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP). “Temos o foco de promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas”, ressalta a responsável do Núcleo de Segurança do Paciente, Vanessa Lima.

Fundhacre promove 1ª Semana de Segurança do Paciente para equipe multidisciplinar. Foto: Gleison Luz

Entende-se por Segurança do Paciente a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Os danos podem ser de vários tipos, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, incapacidade e morte.

“Para que essas ações ocorram, precisamos do apoio da direção do hospital, e nos últimos dois anos temos esse suporte. Um profissional de saúde, principalmente médico, enfermeiro, técnico, fisioterapeuta que cuida do paciente, tem a obrigação de higienizar as mãos. Nosso intuito é que os pacientes saiam do hospital sem nenhum risco de infecção. Para isso, nós somos os responsáveis”, destaca o infectologista, Alan Areal.

Nosso intuito é que os pacientes saiam do hospital sem nenhum risco de infecção, para isso nós somos os responsáveis”, destaca o infectologista, Alan Areal. Foto: Gleison Luz

A programação ocorrerá durante toda a semana. Dentre as temáticas os profissionais em saúde contam com abordagem sobre higienização das mãos, uso seguro de medicamentos, prevenção de lesão por pressão e gincana de conhecimentos sobre segurança.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest