Nesta segunda-feira, 13, o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, participou de uma audiência pública no Senado Federal sobre os rumos da política externa brasileira e outros temas da agenda internacional que serão realizados neste primeiro semestre de 2012.
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) convidou o Secretário para participar do primeiro encontro sobre a situação dos imigrantes haitianos no Brasil e expor sobre o êxito obtido no trabalho de ajuda humanitária realizado pelo governo do Acre.
O Secretário Nilson Mourão ministrou uma palestra onde expôs todo o histórico das ações desenvolvidas pelo governo desde a entrada dos primeiros imigrantes haitianos, em dezembro de 2010. Hoje, a situação dos haitianos no Acre está praticamente resolvida, restam cerca de 30 haitianos que já estão sendo encaminhados a empresas que se encontram em Brasiléia para oferecer empregos.
O prefeito de Tabatinga (AM), Saul Nunes Bemergui, também participou da audiência, e sua principal preocupação foi sobre o grande número de haitianos que ainda se encontram no município. O Senador do Amazonas sugeriu a presença do Secretário Nilson Mourão, a fim de conhecer as experiências do Estado do Acre e como foi possível realizar a ajuda humanitária, o governo do Amazonas espera que o governo federal também disponibilize recursos para que possam atender os haitianos.
A audiência pública também contou com a presença de representante do governo do Haiti; do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Eduardo Ricardo Gradilone Neto; Luiz Paulo Barreto do Ministério da Justiça (MJ) e o ministro Rodrigo do Amaral diretor do Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do MRE.