Governo e Ifac juntos pela Saúde da Mulher

planejamento_familiarA Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres) e o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) vão realizar nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro oficinas sobre Saúde da Mulher, em Xapuri.

“Quando pensamos nessa oficina, viemos recorrer a SEPMulheres que adotou a ideia e nos acompanha nessa parceria, que espero, seja duradoura”, disse a docente de Biologia do Ifac/campus Xapuri, Lívia Fernandes dos Santos.

Durante três dias 100 mulheres de baixa renda, divididas em duas turmas (uma à tarde e outra à noite), vão receber orientações sobre direitos sexuais e reprodutivo, planejamento familiar, prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama e doenças sexualmente transmissíveis.

A coordenadora de Saúde da Mulher da SEPMulheres, Susy Ney, vai ministrar as oficinas. “Nós queremos mexer com a autoestima dessas mulheres. Mostrar a elas o poder que detêm. Elas podem e devem saber como funcionam seus corpos e têm o direito de aprender sobre planejamento familiar”, disse Susy.

“Se conseguirmos sensibilizar para a redução dos cânceres de colo de útero e de mama e fazer com elas tenham aprendam a fazer o planejamento familiar, será um grande passo e, com certeza, vamos conseguir isso”, afirmou a docente Lívia.

O objetivo é fazer com que essas mulheres se tornem multiplicadoras em suas localidades sobre a importância da Saúde da Mulher. “Queremos que essas informações cheguem às mulheres produtoras rurais, das comunidades mais distantes. Esse é o primeiro passo”, completou a coordenadora de Saúde da Mulher da SEPMulheres.

Mulheres Mil no Acre

O Programa Mulheres Mil faz parte do Brasil Sem Miséria, do governo federal, e visa oferecer formação profissional e tecnológica às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ainda neste ano, 100 campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica deverão beneficiar 10 mil mulheres com a aplicação do programa. Em 2014 serão 100 mil mulheres beneficiadas.

No Acre, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre vai capacitar inicialmente 200 mulheres. Estruturado em três eixos – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – o Programa Mulheres Mil possibilita a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter