Governo do Acre oferece formação profissional pelo IDM

Alunas do curso de corte e costura em Rio Branco (Foto:Tamara Smoly/IDM)
Alunas do curso de corte e costura em Rio Branco (Foto:Tamara Smoly/IDM)

O governo do Estado está oferecendo formação inicial e continuada por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) nas áreas de saúde, serviços, gastronomia e hospitalidade, design e florestas. As formações ocorrem em Rio Branco e no interior do Estado. Os cursos são ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira está com turmas nas áreas de eletricista, corte e costura, biojoias, pintor predial, cabelereiro, manicure e refrigeração e climatização doméstica. Os que realizam a formação se inscreveram por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), onde são selecionados, prioritariamente, os inscritos no CadÚnico.

Wanderleia da Silva mora no bairro Santa Inês, é aluna do curso de corte e costura, disse que está aprendendo muito, e pretende logo abrir seu pequeno ateliê em casa, “é uma ajuda muito importante que o governo está dando para gente, logo vou manter a minha família com a costura,” afirmou.

Mirtes Muniz está com a expectativa de crescer profissionalmente com o curso de corte e costura, ela mora no bairro Tancredo Neves, tem 50 anos, e seis filhos. “Estou aprendendo bastante com o curso, se chegar alguém e pedir para eu fazer uma peça de roupa, já faço, quero ajudar a minha família a melhorar de vida”, explicou.

O governo do Estado tem feito grandes investimentos para qualificar jovens e adultos e aumentar o desenvolvimento da economia local. “São cursos de excelência que visam oportunizar a criação de pequenos empreendimentos, dando cada vez mais autonomia financeira ao cidadão acreano,” disse a diretora-presidente do IDM Rita Paro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter