A arte de fotografar

Em 8 de janeiro se comemora o Dia do Fotógrafo. A data homenageia os profissionais que, com sua arte, são capazes de captar em uma fração de minutos determinados momentos e eterniza-los. A prática agrega milhares de seguidores em todo o mundo, que mesmo de maneira informal, profissional ou amadora registram imagens dos mais diversos gêneros cotidianamente.

No Brasil, a profissão não é regulamentada, porém há tentativas de formalizar a atividade, criando um curso de ensino superior de fotografia, que classifica os profissionais em bacharéis e licenciados. A primeira câmera fotográfica a chegar ao país foi uma Daguerreótipo, em 1840, inventada pelo francês Louis Jacques Mandé Daguérre.

Há 13 anos, Diego Gurgel atua na profissão de fotógrafo. “Sempre me interessei por fotografia, nos tempos de colégio eu levava uma câmera para escola. Mas foi na faculdade de Comunicação Social que eu tive contato com um equipamento profissional. Meu principal objetivo é causar emoção nas pessoas com o meu trabalho”, destacou.

Com o crescimento do número de usuários nas redes sociais, a fotografia tem obtido cada vez mais espaço. Os amantes da fotografia já podem contar com aparelhos fotográficos modernos, celulares com câmera cada vez mais potentes e até aplicativos de manipulação e tratamento das imagens.

“A tecnologia veio para melhorar a fotografia. Atualmente qualquer pessoa pode fotografar com o celular e usar as redes sociais para expor o seu trabalho. Muita gente que sempre gostou do assunto e nunca pôde ter uma câmera, hoje pode. Fotografar todo mundo ama, se você faz uma pesquisa à maioria vai se identificar com a prática”, destacou o fotojornalista Sérgio Vale.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter