Governo do Acre mobiliza mutirão para aumentar cobertura vacinal da população

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), segue com a realização de ações que visam reforçar a cobertura vacinal da população acreana. Nesta semana, a saúde iniciou mais uma iniciativa de vacinação em Rio Branco, e busca imunizar o público em geral com as vacinas de campanha.

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) iniciou, na última quarta-feira, 27, um mutirão de atendimentos aos eleitores da capital acreana, e aproveitou a oportunidade para convidar a equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Acre para realizar o mutirão de vacinação.

A ação acontece até o dia 4 de maio, na quadra do Sesc Bosque, inclusive aos finais de semana.  Foto: José Caminha/Secom

Tanto o mutirão de vacinação quanto a campanha do TRE vão durar uma semana, do dia 27 de abril ao dia 4 de maio, das 8h às 17h, na quadra do Serviço Social do Comércio (Sesc), na unidade do Bosque. O objetivo da ação do PNI é imunizar a população em geral, crianças, adultos e idosos, com as vacinas de campanha: covid-19, gripe, sarampo, caxumba e rubéola.

Renata Quiles explica que essa ação é importante para cobrir o déficit da cobertura vacinal da população riobranquense. Foto: José Caminha/Secom

De acordo com a coordenadora estadual do PNI, Renata Quiles, o objetivo da ação é vacinar cerca de mil pessoas com os variados imunizantes. Todas as doses e laboratórios de covid-19 são ofertados.

“Estamos com a cobertura vacinal baixíssima no estado, e por isso trabalhamos com as vacinas da campanha. Já estávamos com uma queda na aderência à campanha, e com a pandemia houve uma piora na procura. Com isso, vimos a oportunidade do Estado promover ações e firmar parcerias com outras instituições, para atender ao público que não pode se ausentar no período de trabalho. Estendemos para o fim de semana também pensando nessas pessoas”, ressalta.

Quiles destaca ainda os números nos primeiros dois dias: 263 pessoas foram imunizadas no primeiro dia, e 539 no segundo, um resultado positivo, e já próximo do alvo estabelecido para a campanha.

Até o segundo dia da campanha, mais de 800 pessoas já compareceram para realizar a imunização contra covid-19, rubéola, gripe, sarampo e caxumba. Foto: José Caminha/Secom

Eduardo Holanda, de 79 anos, conta que tomou três doses da covid-19, e compareceu ao Sesc Bosque para se imunizar contra a influenza. “É importante fazer essa vacinação próximo da residência das pessoas, como está sendo aqui. Essa ação em uma área central facilita a mobilização das pessoas, e por isso eu vim”, afirma.

A coordenadora do PNI esclarece que,  no momento, a vacinação da influenza está separada por grupos. Os idosos recebem o imunizante que já protege contra a nova variante: H3N2. 

O outro grupo, da população em geral, ainda não está atualizada com essa variante, mas é importante para combater o vírus, e também para cobrir a parcela das pessoas que não conseguiram tomar essa vacina na última campanha, ainda em 2022.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter