Governo do Acre impulsiona desenvolvimento agrícola com mecanização em Rio Branco

Desde maio de 2023, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), tem realizado projetos de mecanização em comunidades agrícolas de Rio Branco. O projeto tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento econômico na região e atender aos pedidos dos produtores rurais, proporcionando oportunidades para um início produtivo. 

Comunidades receberam com entusiasmo a iniciativa do governo, que promete transformar suas práticas agrícolas. Foto: Neto Lucena/Secom

O esforço do governo já beneficiou mais de 40 empreendimentos de agricultura familiar, apoiando diversas fases do processo agrícola, como estocagem, aradagem e açudagem, etapas fundamentais para o sucesso da produção. Com essas ações, espera-se que os agricultores locais tenham acesso a recursos e tecnologias modernas, aumentando a qualidade e a quantidade de suas colheitas.

Uma das beneficiadas é Cláudia Alves, produtora de feijão no Ramal Costa Silva, próximo à AC-10 (Estrada de Porto Acre), que se mostra grata com a ação: “Essa iniciativa é um verdadeiro divisor de águas para nós, agricultores da região. Por anos, trabalhamos invisibilizados, sem muito apoio, e ter máquinas como essas realizando o trabalho pesado faz toda a diferença”.

“Agora temos a chance de levar as nossas colheitas a um novo patamar”, diz a produtora Cláudia Alves. Foto: Neto Lucena/Secom

Risomar Freitas, chefe do escritório da Seagri de Rio Branco, acompanha os produtores de perto e destaca o compromisso da secretaria e do titular da pasta, José Luís Tchê. “Disponibilizamos máquinas para trabalharem em prol dos pequenos produtores, uma determinação da atual gestão, sempre presente junto àqueles que mais necessitam da nossa atuação”, afirma. 

Produtor Josevaldo Guedes comemorou ações de mecanização realizadas pelo Estado pulando em seu mais novo açude. Foto: Neto Lucena/Secom

“A água é fundamental para a nossa vida. Esse é um sonho realizado”, exclama o produtor rural Josevaldo Guedes, o Bigode, ao pular em seu mais novo açude. Em meio à empolgação com as ações de mecanização promovidas pelo governo do Acre, o produtor expressou sua gratidão e expectativas para o futuro. “Essas melhorias vão transformar nossas vidas e nosso sustento, é um novo horizonte que se abre para todos nós, produtores”, disse. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter