Coalizão Leaf apresenta iniciativa voltada para apoiar ações de enfrentamento ao desmatamento no Acre

Financiamento climático foi a pauta da 5ª Reunião Extraordinária da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) e das câmaras temáticas Indígena e de Mulheres (CTI/CTM), ambas do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) realizada na tarde da segunda, 9.

Na reunião, realizada de forma virtual e presencial, os membros ficaram a par da iniciativa global Coalizão Leaf, que destina recursos para apoiar ações de enfrentamento ao desmatamento.

Pauta da reunião foi voltada para os membros da sociedade civil e representantes do poder público, que integram a Ceva. Foto: Ascom/IMC

O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), tem dado transparência junto aos representantes da sociedade civil e demais órgãos do Poder Executivo na validação das políticas de mudanças climáticas.

“A iniciativa reforça as diretrizes repassadas pelo governador Gladson Cameli de manutenção do diálogo permanente com as populações indígenas, comunidades tradicionais e sociedade civil nos temas relevantes para captação de financiamentos climáticos”, destaca o presidente do IMC, Leonardo Carvalho.

A sigla Leaf, em inglês: Lowering Emissions by Accelerating Forest Finance. Traduzindo: Reduzindo Emissões Acelerando o Financiamento Climático.

A iniciativa aproxima países desenvolvidos e multinacionais doadoras a povos indígenas, comunidades locais e a sociedade civil para apoiar financeiramente ações de enfrentamento ao desmatamento.

Juliana Santiago, diretora no Brasil da organização sem fins lucrativos Emergent, da Coalizão Leaf, realizou a apresentação do programa, suas diretrizes e requisitos necessários para que o Acre possa acessar o financiamento climático.

Juliana Santiago, diretora no Brasil da Emergent, realizou apresentação detalhada aos membros que compõem a Ceva, do Sisa. Foto: Ascom/IMC

Após a apresentação detalhada, os membros da Ceva, CTI e CTM puderam tirar dúvidas e realizar suas recomendações para melhor alinhamento das informações.

Composta por representantes da sociedade civil e instituições públicas, a Ceva tem como missão garantir a transparência e o controle social dos programas e projetos do Sisa.

Membros da Ceva tiveram também um rico momento de escuta e puderam fazer suas recomendações acerca da iniciativa da Coalizão Leaf. Foto: Ascom/IMC

Saiba mais – A Coalizão Leaf é uma iniciativa global, lançada em abril de 2021, com o objetivo de acelerar e apoiar ações para reduzir os impactos das mudanças climáticas, por meio do financiamento da conservação de florestas tropicais.

A iniciativa busca mobilizar pelo menos U$ 1 bilhão em financiamento para países comprometidos com a proteção de suas florestas e redução do desmatamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter