Governo do Acre forma 67 bombeiros em curso de habilitação em administração

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 18, pelo governo do Acre, em Rio Branco, a solenidade de formatura de encerramento do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (Choa) 2023.

Turma iniciou o Curso de Formação em Administração em agosto do ano passado. Foto: Felipe Freire/Secom

A turma é formada por 67 bombeiros, capacitados em oito meses de curso, para assumir novas funções no Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAC), como Oficiais em Administração.

A vice-governadora falou do compromisso do governador Gladson Cameli com a segurança pública e o bem-estar das pessoas. Foto: Felipe Freire/Secom

A governadora em exercício Mailza, esteve presente e parabenizou a corporação pela eficiência e resultados positivos das ações. “Essa é uma vitória de cada um dos senhores e das senhoras, que representam a essência do proteger e do servir, que lutaram e que renunciaram aos seus lares, mas que venceram”, disse.

Mailza falou da importância de as mulheres estarem presentes nesses espaços. Foto: Felipe Freire/Secom

Mailza destacou também a representatividade feminina, que teve nove mulheres formadas, entre subtenentes e sargentos. “Parabenizo todas as mulheres formadas, pois sei que o caminho até aqui não foi fácil, e este momento representa muito, tanto para a corporação como para outras mulheres que almejam a carreira de oficial no Corpo de Bombeiros. Isso reforça que é possível inserir mulheres em todas as profissões em nosso estado”, disse.

E ressaltou o trabalho do Corpo de Bombeiros na alagação, em que soldados em formação, oficiais de carreira e toda a corporação se mobilizaram para atender as mais de 22 mil famílias atingidas pelas cheias dos rios e igarapés no Acre. 

“Essas promoções refletem um compromisso do governador em fortalecer a segurança no estado e melhorar a qualidade dos serviços na ponta, de modo que a população tenha a garantia de uma boa prestação de serviço”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros no Acre, coronel Charles Santos.

Coronel Charles Santos: “Garantia de uma boa prestação de serviço”. Foto: Felipe Freire/Secom

Na oportunidade, Mailza e várias autoridades da Segurança Pública foram homenageadas pelos trabalhos prestados ao estado.

A vice-governadora Mailza e autoridades da Segurança Pública foram homenageadas pelo trabalho prestado ao Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

A subtenente Glaucia Sales, que integra a corporação há 15 anos, falou da alegria de viver esse momento. “Esse curso é muito importante, pois possibilita subir o degrau do oficialato, sonho de todo militar na carreira. Foram nove meses de muita dedicação e empenho para servir a sociedade, e somos extremamente agradecidos ao governo do Acre. A ascensão da mulher é algo que nos surpreende e prova: o lugar da mulher é onde ela quiser”, afirmou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou que a formação é importante para a gestão do Corpo de Bombeiros e para a Segurança Pública como um todo.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia. Foto: Felipe Freire/Secom

A Administração – Choa BM 22-23 teve seu início em agosto de 2022. A formação teve carga horária de 1.350 horas, divididas em ensino a distância e em regime integral de semi-internato, com instruções práticas e teóricas.

A solenidade contou, ainda, com a participação do coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, da vereadora Lene Petecão e de diversas autoridades civis, militares e familiares dos formandos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter