fortalecimento

Em evento com fazedores culturais do Juruá, governo anuncia investimentos para o setor no estado

A história do Vale do Juruá é manifestada por sons, esculturas, crenças, danças, sabores e saberes. O juruaense, orgulhoso de sua notável colaboração à formação da identidade acreana, expressa uma cultura rica, que instiga e aguça a curiosidade dos que buscam conhecer um pouco mais deste rincão do Brasil.

A dança é uma das manifestações artísticas da cultura do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

Valorizar a cultura da gente que habita a segunda região mais populosa do Acre é um dos pilares da gestão Gladson Cameli. Num encontro realizado na noite desta terça-feira, 18, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, o presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, estreitou relações com fazedores da cultura local e anunciou, para o setor, investimentos de R$ 53 milhões em todo o Acre, provenientes das esferas federal, estadual e municipal.

Gestor conheceu o trabalho da banda de percussão, Tigres Negros. Foto: Marcos Santos/Secom

“Queremos fazer uma gestão democrática e inclusiva, que ouve e facilita o trabalho dos fazedores de cultura”, afirmou Kinpara.

Presença efetiva do Estado fortalece a cultura da região do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

A destinação do grande volume de recursos enriquece o pluralismo artístico e amplia o acesso à arte. “É um momento jamais visto para o setor no estado. Por isso, estamos dialogando com os municípios para que haja organização e as coisas aconteçam”, pontou o gestor da FEM.

Minoru Kinpara conheceu espaços da FEM nos munícipios do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

A parceria representa fortalecimento para a cultura local. “A presença do Estado no palco sagrado da cultura cruzeirense, dando vez a nossa voz, é de suma importância”, ratificou o secretário de Cultura de Cruzeiro do Sul, Aldemir Maciel.

Anailton Salgado, presidente do Conselho Municipal de Cultura, enfatiza que o momento é de fomentar os segmentos da arte local. “Caminhar de mãos dadas com o governo representa oportunidade de crescimento para esses artistas. Quando a arte é valorizada, o maior beneficiado é o povo”, avaliou.

Parceria com o governo fortalece segmentos artísticos. Foto: Marcos Santos/Secom

Além de artistas, políticos e personalidades da região se fizeram presentes ao encontro.

A cultura movimenta a economia do país

Uma pesquisa da Fundação Itaú Cultural aponta que no Brasil a cultura movimentou, em 2022, R$ 230 bilhões. O montante representa 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país.