Governo do Acre faz planejamento para o programa de atendimento odontológico nas escolas

Entre os procedimentos oferecidos, estão restauração, canal, limpeza e aplicação de flúor, extrações e até fornecimento de próteses fixas

saudboc2.jpg
 

atendimento_odontologico_em_escolas_da_rede_publica_estadual._large.jpg

O atendimento odontológico nas escolas da rede pública estadual do Acre conta com 16 consultórios, sendo 14 em Rio Branco e dois em Cruzeiro do Sul (Assessoria SEE)

A equipe de saúde bucal do Programa Saúde na Escola do governo do Estado realizou na última sexta-feira, 8, no auditório da Secretaria de Educação, um encontro que teve como objetivo planejar e traçar as diretrizes a serem desenvolvidas no âmbito preventivo e de assistência nos consultórios odontológicos localizados nas escolas da rede pública em 2011. Participaram do encontro cerca de cinquenta profissionais, entre dentistas, técnicos de saúde bucal e auxiliares de consultórios do setor de odontologia.

O atendimento odontológico nas escolas da rede pública estadual do Acre conta com 16 consultórios, sendo 14 em Rio Branco e dois em Cruzeiro do Sul. Desde a implantação, em 1998, já foram realizados mais de 700 mil procedimentos. De acordo com o coordenador do programa no Estado, Rutênio Sá, a ação preventiva desenvolvida pelo programa já diminuiu em 50% o número de cáries. “Nosso trabalho tem tido sucesso porque mantemos uma equipe coesa e com apoio governamental”, explicou.

Quando o atendimento odontológico teve início nas escolas, o Estado tinha apenas quatro consultórios para atender os estudantes da capital. Com os investimentos feitos ao longo dos anos, esse número quadruplicou. Em 2010 foram 75 mil procedimentos e houve a entrega de 20 mil escovas dentárias a estudantes do pré ao ensino fundamental da rede pública. “Esse é um esforço conjunto entre as secretarias de Saúde e Educação. Isso representa o acesso da comunidade a procedimentos importantes de saúde, autoestima e qualidade de vida para nossos alunos”, ressalta o coordenador.

O governo, por meio das secretarias de Educação e Saúde, investe cerca de R$ 100 mil com a compra de escovas, creme dental, material de consumo, luvas, resina e manutenção. Atualmente o atendimento conta com 28 dentistas, que realizam em média vinte procedimentos diários.

Entre os procedimentos oferecidos nos consultórios escolares, estão restauração, canal, limpeza e aplicação de flúor, extrações e até fornecimento de próteses fixas quando há a necessidade devido a algum trauma sofrido pelo aluno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter