Máquina pública

Governo do Acre e TCU alinham estratégias para fortalecer a governança pública

Nesta sexta-feira, 29, o governador do Acre, Gladson Cameli, recebeu o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, em uma visita institucional no Palácio Rio Branco. A reunião se deu em meio ao 12º Seminário de Governança para Prefeitos e Gestores Públicos, que trouxe à capital acreana autoridades importantes do cenário nacional.

O ministro Augusto Nardes ressaltou a relevância de todas as ações que visam contribuir para a disseminação dos mecanismos de governança pública, com foco em liderança, estratégia e controle, especialmente nos municípios. Ele expressou sua gratidão ao Conselho Federal de Contabilidade e ao Tribunal de Contas do Acre por proporcionarem essa oportunidade de ampliação do conhecimento dos gestores públicos do estado.

Encontro tratou sobre governança institucional. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Em sua quinta visita ao Acre, o ministro reforçou a importância das políticas de governança como um facilitador da vida do gestor público, destacando que o Acre tem tudo para deixar um importante legado nesse setor, a partir das boas iniciativas do governador na gestão administrativa. O ministro também pediu uma indicação do governo do Acre para fazer parte do time de governança nacional do TCU.

“Eu senti o governador muito empenhado em fazer governança. Já estivemos em vários estados e sei que fará a diferença em médio e longo prazo, porque sem governança não adianta você ter planejamento estratégico. Saio daqui feliz com esse encontro e vejo uma esperança nesse trabalho”, destacou o ministro.

Em tempos de mudanças significativas, incluindo reformas tributárias, oportunidades como essa se tornam ainda mais cruciais para o aprimoramento do conhecimento dos gestores públicos. O evento reforça o compromisso de fortalecer a governança pública em todos os níveis administrativos.

Ministro deixou as portas abertas do TCU para a área técnica do Estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante o encontro, o governador Gladson Cameli aproveitou para fazer um panorama do Estado, apresentando projetos de desenvolvimento, principalmente na área habitacional e de infraestrutura, o protagonismo ambiental do estado e o compromisso com a transparência e o fortalecimento da máquina pública e das relações institucionais.

“Fico feliz pelo encontro. Estou com minha equipe estratégica aqui, e temos um compromisso de deixar uma máquina pública fortalecida e um projeto de descobrimento para o Acre de dez anos, onde contamos com nossas uniões institucionais, como essa com o TCU, para esses avanços”, reforçou o governador.

Sobre o ministro do TCU

Augusto Nardes, natural da cidade de Santo Angelo, no Rio Grande do Sul, ocupa o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União desde 20 de setembro de 2005. Ele é formado em Administração, com cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, Suíça, em Estratégia do Desenvolvimento. Além disso, possui uma ampla experiência política, tendo sido deputado estadual por dois mandatos e três vezes deputado federal pelo PDS e PPR (atual Partido Progressistas).

Durante sua presidência no TCU, no biênio 2013-2014, Nardes implantou importantes conceitos, como a especialização das unidades técnicas e auditorias coordenadas. Ele também é embaixador da Rede Governança Brasil, uma entidade que tem como objetivo disseminar, fomentar e apoiar a implantação da governança pública e privada no Brasil e na América Latina.

Outras autoridades presentes

Além do ministro Augusto Nardes e do governador Gladson Cameli, o evento contou com a presença de outras autoridades de destaque, incluindo: conselheiro contador Brunno Sitônio Fialho de Oliveira, representando o contador Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade; Wellington Divino Chaves de Souza, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC/AC); Henrique Farinon, diretor de Novos Negócios no Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP); Cristiane Nardes, diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP); e Thaíra Figueiredo, assessora da presidência do CRC/AC.

Foram apresentados programas e projetos que facilitam a governança. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A presença dessas autoridades reforça a importância do evento e a busca pela promoção de boas práticas de governança na administração pública e privada, visando benefícios para a sociedade como um todo.

Do governo do Estado participaram ainda Jonathan Donadoni, secretário da Casa Civil; Mayara Lima, controladora-geral do Estado; Janete Melo, procuradora-geral do Estado; e Ricardo Brandão, secretário de Planejamento.