Governo do Acre e Sesi realizam capacitação em Segurança no Trabalho

Com o objetivo de dar suporte ao setor produtivo, no que se refere à adequação de indústrias às Normas Regulamentadoras (NR) voltadas à Segurança do Trabalho, o governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac S.A), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-AC), concluiu nesta semana o ciclo de cursos programados para atender empresas que operam na capital e no interior do estado.

Nesta fase de execução do projeto, os cursos em NRs com foco na Segurança no Trabalho em Altura, Máquinas, Equipamentos e Caldeiras alcançaram um total de 242 trabalhadores de três empresas, sendo uma em Rio Branco e duas em Brasileia. A inciativa contou com apoio de emenda parlamentar do deputado estadual André Vale.

Em Rio Branco e Brasileia trabalhadores da indústria recebem capacitação em Segurança do Trabalho. Foto: cedida.

Na capital, mais de cinquenta funcionários de um grupo empresarial receberam capacitação em Brigada de Incêndio (NR23), Segurança no Trabalho em Altura (NR35) e Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR12). “Uma iniciativa bem importante, que nos ajuda a continuar garantindo o cumprimento das normas exigidas. São formações que, em geral, têm um alto custo para as empresas. Com a oferta da capacitação por meio da parceria, a empresa tem a possibilidade de economizar recursos e investir em melhorias nas estruturas, por exemplo”, ressaltou Rikyel Campos, coordenador de Segurança do Trabalho da empresa atendida em Rio Branco.

As normas têm como objetivo regulamentar e fornecer orientações sobre procedimentos obrigatórios visando à saúde e segurança do trabalhador. Foto: cedida.

A qualificação de colaboradores das empresas acreanas é uma dentre um conjunto de ações da Anac, por meio do Centro de Inovação e Qualificação para Negócios (CIQN). “Para o ano de 2024, o objetivo é ampliar a parceria com o Sesi e fechar novas parcerias, sempre visando à qualificação empresarial e ao fortalecimento do ambiente de negócios no estado”, informou o coordenador do CIQN, Milton Domingues.

A presidente da Anac, Waleska Bezerra, destacou que o apoio às iniciativas que geram emprego e renda, fortalecendo a economia, estão entre as prioridades da gestão Gladson Cameli: “Neste sentido, alinhada aos objetivos de governo, a Anac tem trabalhado para identificar necessidades e criar mecanismos para qualificar empresas, ampliar a participação dos negócios aqui estabelecidos no mercado local e também fora do Acre”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter