Governo do Acre celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

O adolescente Isaac Rodrigues enfrenta uma série de desafios em sua vida diária. Diagnosticado com encefalopatia crônica não evolutiva, malformações cerebrais, epilepsia, microcefalia e déficit cognitivo grave, depende inteiramente de sua mãe, Neri Terezinha Silva, para se locomover e cuidar de suas necessidades essenciais.

Terezinha Silva com o filho Isaac Rodrigues. Foto: cedida

A história de Isaac e Terezinha é uma demonstração tocante da resiliência e do amor incondicional que existem em muitas famílias que cuidam de pessoas com deficiência (PcD). Moradores do bairro Plácido de Castro, em Rio Branco, para receber o tratamento necessário no Centro Especializado em Reabilitação (CER), todos os dias eles enfrentam obstáculos, especialmente durante o inverno, devido às condições das ruas de seu bairro, que dificultam a locomoção de Isaac, feita em cadeira de rodas.

Isaac Rodrigues faz acompanhamento no Centro de Referência em Reabilitação. Foto: cedida

No entanto, é no CER que Neri encontra o apoio fundamental para Isaac. “Sou muito grata por todo acompanhamento que meu filho recebe dos profissionais que atuam no CER. Tudo o que solicitamos e o que é disponibilizado pelo centro, ele tem recebido”, relata a mãe.

No dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Foto: Ascom/Sesacre

No dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, um marco que ressalta a importância da conscientização sobre as questões relacionadas a esse público. Para celebrar a data, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), ressalta a importância de promover a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

Pessoa com deficiência é aquela que enfrenta impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Foto: Ascom/Sesacre

De acordo com a lei 13.146/15, PcD é aquela que enfrenta impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em conjunto com barreiras sociais, podem obstruir sua plena participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência ressalta a inclusão e a conscientização sobre as questões relacionadas a esse público. Foto: Ascom/Sesacre

Sóron Steiner, coordenadora estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), salienta a data como uma ocasião significativa para a promoção da inclusão e conscientização sobre a luta anticapacitista. o capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com deficiência.

Sóron Steiner é coordenadora estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesacre. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Esta data celebra e reafirma a necessidade da inclusão da pessoa com deficiência de forma plena e eficaz, além de conscientizar sobre essa luta. Nós, da Secretaria de Saúde, apoiamos essa causa, trabalhamos em prol da inclusão e da luta anticapacistista, visando principalmente garantir um atendimento integral e digno a essas pessoas que possuem deficiências de ordem intelectual, visual, auditiva, física e que precisam de fato de uma saúde de qualidade”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter