ideias inovadoras

Governo do Acre apoia aceleração de empresas no modelo startup

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), vem apoiando a pré-aceleração e aceleração de startups, empresas inovadoras com baixo custo de manutenção. O projeto Acre for Startups, promovido pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e pelo SebraeLab do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre, realizou nesta quarta-feira, 19, mais uma etapa do processo seletivo de ideias inovadoras, em que 50 propostas passam por capacitação, durante dois meses.

Encontro reúne 50 ideias que serão aceleradas durante dois meses no SebraeLab. Foto: Nilmara Almeida/Seict

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, prestigiou a abertura do evento. “Hoje é um dia importante para o Acre, marcado pela sanção, pelo governador Gladson Cameli, da lei que insere nosso estado no ecossistema de inovação brasileiro. É um passo importante para no futuro estarmos apoiando, com recursos financeiros, iniciativas como estas que estão sendo aceleradas neste projeto”, garantiu.

O apoio destina-se a projetos inovadores com soluções em diversas áreas, sobretudo em bioeconomia, agronegócio, turismo, tecnologia da informação, comunicação e saúde. De acordo a coordenadora de inovação do Sebrae, Rosa Nakamura, na segunda fase serão selecionados 30 projetos da pré-aceleração: “Eles contarão com capacitação e bolsa de estímulo à inovação no valor de R$ 6 mil por mês, durante seis meses. A aceleração de até 30 empresas ocorrerá até dia 30 de novembro”.

Parceria entre Sebrae e Seict também vai levar a busca de novos talentos às escolas da rede estadual de ensino. Foto: Nilmara Almeida/Seict

Entre os projetos inovadores, Rafael Sales apresentou a ideia consolidada do Clube de Tecnologia da Informação. Criado desde 2016, a startup opera em soluções open source (código aberto) disponibilizado gratuitamente para consulta, examinação, modificação e redistribuição de software. A startup gera dois empregos e tem faturamento acima de R$ 100 mil por ano.

“Se eu tivesse conhecido esse projeto desde 2016 estaria em outro patamar; isso aqui é muito importante para o desenvolvimento de técnicas de promoção dos negócios. Estou com muita esperança de ter minha ideia acelerada”, disse Sales.

Seict e Sebrae levam workshop de inovação às escolas estaduais para descobrir novos talentos

Visando pré-selecionar ideias inovadoras e impulsionar a cultura da inovação tecnológica na rede escolar, a Seict, em parceria com o Sebrae e Secretaria de Estado de Educação e Esporte, desenvolve workshops nas escolas estaduais. O primeiro encontro foi realizado na Escola Paulo Freire, no bairro Belo Jardim, em Rio Branco. Outros estão agendados para as escolas João Calvino e Lourenço Filho, também na capital.