Chegar em 2025 com 38 mil sacas de café produzidas e uma movimentação de R$ 27 milhões é a meta estabelecida pelos cooperados da Coopercafé no Juruá. O movimento conta com apoio do governo do Acre, por meio de ações conjuntas da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Secretaria de Agricultura (Seagri).
Na manhã deste sábado, dia 2, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, em Cruzeiro do Sul, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou mais uma capacitação voltada ao fortalecimento do cooperativismo, com foco na cadeia produtiva do café. Cerca de 80 produtores foram treinados.
O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou o programa de incentivo ao cooperativismo desenvolvido em parceria com a OCB-Acre que ajuda no fomento da agricultura familiar. O estado garantiu a doação de um terreno para implantação de uma agroindústria de café.
“Se tem previsão de expansão do cultivo de café na região com metas ousadas, temos que ter em vista a implantação futura de uma agroindústria, nesse sentido, estamos garantindo um terreno para somar esforços no cooperativismo regional e na organização dessa cadeia produtiva”, disse Mesquita.
O movimento também recebeu apoio do coordenador da bancada federal do Acre, senador Alan Rick (UB-AC), que anunciou R$ 1 milhão do orçamento de 2024 que serão geridos pela Coopercafé. Para o parlamentar, a regularização fundiária e o licenciamento ambiental passam pelas ações estratégicas que visam fortalecer o setor económico.
“Precisamos melhorar as condições do produtor rural e fortalecer instituições como o Incra e a Embrapa. Esse assunto temos tratado a nível de comissão, nossa presença aqui visa incrementar e fortalecer a economia do café no Juruá”, destacou Alan.
A descentralização das ações da secretaria de agricultura para somar esforços com os municípios é uma ação pontual que vem ajudando o setor produtivo. Luiz Tchê garantiu inovação tecnológica na análise do solo na região do Juruá.
“A análise do solo é fundamental para se produzir mais, nesse sentido o governador autorizou a aquisição de um moderno aparelho de análise do solo para a região. Além disso estamos garantindo técnicos agrícolas e secadores de café. É uma soma de esforços para organizar essa cadeia tão promissora. Contamos com o apoio do senador Alan Rick que vai entregar implementos agrícolas. Eu tenho certeza de que essa região vai dobrar a área de cultivo e a produção de café nos próximos anos”, garantiu o titular da Seagri.
O encontro contou com a participação dos deputados Luiz Gonzaga, Nicolau Junior e Edvaldo Magalhães, que compõem a Frente Parlamentar de Apoio à Agricultura. O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima agradeceu o apoio de todas as instituições.