da nossa terra

Café tradicional cruzeirense traz inovações para a Expoacre 2023

A produção de café acreano também é destaque na Expoacre Juruá 2023. Quem visita o parque encontra diversas opções, entre elas o Café Náuas, presente em Cruzeiro do Sul desde 1969 e que possui cafés premiados em seu leque de produtos.

“O Café Náuas arrematou lotes premiados no leilão do concurso Nacional de Qualidade ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) por dois anos consecutivos e nós trouxemos esse café especial à Expoacre”, explica a empresária Patrícia Parente.

Café Náuas está há 54 anos em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Vicentti/Secom

No estande é possível encontrar o microlote de café raro, premiado na ABIC na categoria Canéfora Ouro, com origem nas matas de Rondônia. Um café cultivado pela cafeicultora Ediana Capich.

O Café Náuas está presente em Cruzeiro do Sul há 54 anos, sendo a primeira torrefadora do Vale do Juruá e a segunda do Acre. Além dos cafés especiais, os amantes da bebida encontram na Expoacre outras quatro opções de tipos de café, como o gourmet, tradicional, extraforte e o embalado à vácuo.

Patrícia Parente expõe café raro premiado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Morador de Marechal Thaumaturgo, esta é a segunda vez que José Elizandro Costa participa da Expoacre Juruá. Como apreciador de café, fez questão de fazer uma pausa no estande para conferir as novidades.

“Sou apaixonado por um bom café. Já conhecia a marca, pela internet, e também porque eles participaram do Festival do Feijão na minha cidade. Agora vou mostrar as novidades para o povo de Marechal. Estou gostando muito de toda a feira. A organização está de parabéns e a população agradece”, afirma.

Visitante de Marechal Thaumaturgo parabeniza organização pela feira. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O café faz parte do dia a dia das famílias acreanas. Só a região do Juruá comporta atualmente quase dois milhões de pés de café, distribuídos em 450 hectares.

Na Expoacre Juruá, o visitante encontra mais que um espaço para tomar um bom café, mas uma parada para vivenciar experiências. Segundo a empresária Patrícia Parente, a estrutura ampla da feira facilita a inovação dos espaços.

“Nos preparamos para ser a melhor feira e até agora, de fato, está sendo. A estrutura da feira está bem organizada. A cada ano o governo melhora e entrega uma feira mais impactante. A gente vê que foi investido em infraestrutura e ter um espaço aconchegante é muito positivo para nós expositores, pois assim podemos criar ambientes de convivência”, relata.

Além dos espaços instagramáveis, os visitantes encontram outra inovação no estande, camisetas com frases para quem é apaixonado por café. Trata-se de uma parceria entre o Café Náuas e a Tapiry, outra marca genuinamente cruzeirense.

José Elizandro Costa já garantiu sua camiseta, como bom amante do café. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Quem ama café não gosta só de tomar café, mas gosta de falar sobre café, então porque não vestir café? A parceria com a Tapiry foi para trazer a essência de uma marca que é do Juruá e ama ser do Juruá. Juntar as duas marcas se tornou mais que um prato cheio, mas trouxe uma tendência de moda super bacana”, disse Parente.