Governo divulga novidades sobre o Pronatec no Acre

Acre é o único estado que ofertará cursos voltados a cultura (Foto: Usina de Arte)
Acre é o único Estado que ofertará cursos voltados à cultura (Foto: Usina de Arte)

O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), oferta 1.005 vagas em 17 cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Acre, sendo 14 em Rio Branco, dois em Sena Madureira e um em Cruzeiro do Sul.

A novidade deste ano fica por conta dos quatro cursos voltados à cultura, sendo o Acre o único Estado a oferecer o ensino na área. São eles: Técnico em Teatro, Técnico em Artes Visuais, Técnico em Composição e Arranjo, e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.

Segundo Karla Martins, presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, os cursos, que serão realizados na Usina de Arte João Donato, são uma conquista para o Estado. “O Acre já pactua cursos na área da cultura pelo Pronatec desde 2012. Este ano, efetivamos pelo Ministério da Cultura (MinC) e identificamos pela FEM os primeiros cursos técnicos, que ao todo terão duração de 800 horas”, explica.

Além dos cursos voltados para a cultura, haverá também duas outras novidades: curso de Gastronomia e de Design de Móveis, que serão realizados na Cidade do Povo. O edital de seleção para os 17 cursos estarão disponíveis a partir do dia 31 e as aulas inaugurais serão no dia 16 de outubro.

Para a diretora-presidente do IDM, Rita Paro, a expectativa do governo é levar qualificação e oportunidade para os jovens do Estado. “Atualmente, temos mais de 8 milhões de jovens formados no Pronatec no Brasil. Ao final do ensino médio, os alunos terão dois certificados em mãos: do ensino básico e do ensino técnico, além de prepará-los para o mercado de trabalho”, ressalta.

Os interessados em participar dos cursos deverão, prioritariamente, ter mais de 15 anos e cursar a partir do 2º ano do ensino médio. Cada curso terá o edital explicativo para a seleção dos estudantes, que podem ser acessados pelo link pronatec.mec.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter