Governo disponibiliza consulta pública ao mapa de gestão do Zoneamento Ecológico-Econômico

A versão preliminar do mapa de subsídio à gestão territorial ambiental do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Acre, fase III, está disponível para consulta no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) até o próximo dia 20 de março. As recomendações e contribuições devem ser enviadas ao endereço eletrônico escritoriotecnico.zeeac@gmail.com.

O mapa é fruto do processo de revisão do ZEE, iniciado em 2017 por meio da reativação da Comissão Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico – CEZEE e criação do Comitê Executivo.

O zoneamento é o pilar da política de crescimento econômico aliado à preservação ambiental, que há quase 20 anos vem sendo implementada e apresenta resultados facilmente constatados na melhoria de indicadores econômicos locais como o Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, que nas últimas duas décadas saltou de aproximadamente R$ 1 bilhão para R$ 14 bilhões.

Após 10 anos de sua implementação, o Estado percebeu a necessidade de uma revisão e atualização do ZEE, que também passa pela incorporação de novos dados e elementos. O mecanismo de gestão territorial é a base da política de desenvolvimento sustentável do governo do Estado, que agrega prosperidade econômica com valorização do capital natural, justiça social, com melhoria da saúde e educação, geração de emprego e renda e conservação dos recursos naturais.

“A construção do mapa de gestão contou com um conjunto de estudos de diagnósticos e prognósticos realizados no âmbito de três eixos temáticos do ZEE/Acre: recursos naturais, socioeconômico e cultural-político”, explica Átila Magalhães, chefe da Divisão de Zoneamento Ecológico-Econômico da Sema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter