operações integradas

Governo discute nova atualização do Plano Estadual de Segurança Pública

Elaborado por uma comissão composta por representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), com a participação de representantes dos poderes estaduais e municipais, órgãos da administração pública direta e indireta, entidades representativas dos profissionais que atuam nos sistemas de justiça criminal e defesa social, de conselhos e organizações não governamentais que atuam na defesa de direitos humanos e difusos, o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPSD) passa por uma nova atualização.

Plano traça ações e metas para atuação das Forças de Segurança do Estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O documento foi elaborado em 2020, com duração de 10 anos e revisão a cada 24 meses e tem como objetivo a promoção da preservação da ordem pública, a proteção das pessoas e do patrimônio, por meio de ação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública.

O plano traz propostas para dentro da identidade organizacional, que lista as principais ações a serem desenvolvidas pelas Forças de Segurança do Acre.

Nas estratégias discutidas para a atualização, a meta é reduzir os homicídios e outros crimes violentos letais implementando rotina semanal de operações integradas de Segurança Pública e inclusão de ações de combate a crimes ambientais e violência contra a mulher. Além disso, foi proposto um estudo detalhado do índice de reincidência.

Revisão do plano é discutida em conjunto com várias instituições. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O documento também trata com ênfase a questão, de intensificar por meio de ações e operações policiais com o uso de inteligência policial e enfrentamento qualificado da violência e criminalidade com destaque para o combate aos grupos criminosos e homicidas, intensificando o policiamento ostensivo preventivo nas áreas de conflito.

O documento deve ser finalizado e entregue ao Ministério da Justiça e Segurança Pública em 15 dias.